LOGÍSTICA

Braskem cria plataforma com Infosys

31/08/2021 18:01

A ideia do projeto é conectar produtores e transportadores de cargas em um ambiente digital.

Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Braskem, maior petroquímica das Américas, contratou a Infosys para desenvolver uma plataforma focada em conectar produtores e transportadores de cargas em um ambiente digital.

Com o objetivo de otimizar os altos custos logísticos que impactam a cadeia de produção, a primeira versão da solução está em operação desde o início do ano passado.

O projeto contempla módulos para planejamento inteligente e gerenciamento de frota exclusiva da Braskem, além de monitoramento em tempo real e rastreamento de entregas de ponta-a-ponta.

Utilizando machine learning, o sistema explora algoritmos desenvolvidos por profissionais da Braskem com expertise em ciência de dados, que adicionaram ao processo uma camada de inteligência para a tomada de decisão com base em informações instantâneas sobre distância, percursos e próximas entregas previstas.

A companhia conectou a plataforma ao seu ERP, que é da SAP, e afirma ter ganho escala, flexibilidade e maior automatização, como a consolidação de pedidos e remessas e envios de ordens de transporte correspondentes.

Segundo a empresa, o resultado é uma melhora sensível na gestão do tempo e planejamento, assim como a eliminação de inconsistências.

A plataforma também possui funções como o monitoramento do percurso de ponta a ponta, analisando desde eventos como potencial atraso e número de paradas, até o momento da chegada da mercadoria ao destino e seu descarregamento.

Por meio de um módulo adicional, ainda é possível realocar, com menor tempo, cargas que foram repassadas por transportadoras.

A equipe de desenvolvimento de produto da Braskem continua aperfeiçoando funcionalidades avançadas da plataforma, que focam no aumento de visibilidade e centralização de dados de transporte, assim como em aspectos que aprimoram a experiência do usuário.

No momento, o time está avaliando diversas possibilidades, como adicionar à solução novos algoritmos, escalar a plataforma e outras possíveis parcerias no setor para impulsionar aprendizados.

“Nosso objetivo com esse produto é ampliar a visibilidade da capacidade e disponibilidade de frete, além de explorar melhor a dinâmica de preços nas contratações”, explica Jaime de Paula, responsável pela plataforma de logística dentro do centro digital da Braskem.

Após a primeira fase do projeto, a Braskem considera lançar a plataforma ao mercado para que as transportadoras acompanhem o trajeto de caminhões, visualizem cargas disponíveis e façam a gestão da sua operação com a companhia por meio deste ambiente digital. 

“Por meio da automação e otimização de processos, não só destravamos os gargalos de operação logística, mas também fortalecemos nossa relação com parceiros, oferecendo uma experiência superior e agregando valor aos nossos clientes finais”, destaca Guilherme Baeta, Chief Digital Officer (CDO) da Braskem.

Segundo a Infosys, esta plataforma logística digital foi um projeto que abre um leque de oportunidades no setor.

“Todo nosso trabalho com a Braskem foi feito em total sinergia e transparência. Ficamos felizes em poder contribuir para entregar uma melhor experiência para as transportadoras, com maior maleabilidade e eficiência”, afirma Edward Bagliotto, associate partner da Infosys Brasil.

Com mais de três décadas de experiência, a indiana Infosys está presente em 46 países e tem receita de US$ 12,7 bilhões. A empresa tem mais de 239 mil funcionários e mais de 1,4 mil clientes. Cerca de 50 deles estão no Brasil, onde a companhia atua desde 2009.

Já a brasileira Braskem foi fundada em 2002 e produz resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene.

Com receita líquida de R$ 58,5 bilhões, a empresa possui 8 mil colaboradores em 40 unidades industriais no Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha, exportando seus produtos para clientes em mais de 100 países.

Veja também

ALTA
E-commerce cresce 110% no primeiro trimestre de 2021

Dados são da Senior Sistemas, cujas soluções fazem 40% da movimentação logística do Brasil.

LAST MILE
LS Translog adota solução de logística da uMov.me

A principal demanda da transportadora era enviar um link para o cliente final acompanhar o entregador.

CARREIRA
Sotran Logística tem novo CTO

Com 24 anos de experiência, Heitor Avila de Carvalho era diretor de tecnologia da CVC.

SAP
MSG tem planos para o Brasil

Não sabe quem é a MSG? Claudio Elsas e Frank Dorr querem mudar isso.

VAGAS
Infosys aumenta time em 43%

Gigante indiana está com 250 vagas abertas para atuação em home office.

DISPUTA
Infosys: projeto na Saraiva foi entregue

Saraiva está processando Infosys e SAP por projeto de ERP. Multinacional indiana se posiciona.