Checkout mobile no MercadoPago agora está disponível. Foto: divulgação.

O MercadoLivre, site de e-commerce para a América Latina, com cerca de 73 milhões de usuários, anunciou a abertura de suas APIs para desenvolvimento. Além disso, a companhia, através de seu sistema e-payment MercadoPago, lançou a funcionalidade de checkout para smartphones e tablets.

Acessando as APIs do MercadoLivre, desenvolvedores poderão criar soluções complementares ao ecossistema já existente da companhia.

A empresa é composta pelas unidades de negócio MercadoLivre.com, MercadoPago, MercadoLivre Classificados, MercadoSocios, MercadoLivre Adverstising e MercadoShops.

O anúncio foi feito pela companhia na 1ª MercadoLivre Developer Conference, nesta quarta-feira, 31, em São Paulo.

Com o projeto, iniciado em 2011, um site foi criado para que desenvolvedores web tenham acesso às APIs públicas do MercadoLivre, onde é possível consultar tutoriais e conteúdos de programação.

Com a aplicação é possível criar melhores gerenciadores de vendas, integrar suas lojas virtuais próprias ao MercadoLivre, inserir MercadoPago no seu checkout, entre outras possibilidades.

Para Helisson Lemos, diretor do MercadoLivre no Brasil, abrir a API para criação de soluções locais é um fato inédito no e-commerce brasileiro e em toda a América Latina.

"As possibilidades de novos negócios, melhorias de processos e adaptações são enormes, uma vez que a criação de aplicativos e softwares específicos possibilitam a total integração de lojas virtuais de médias e grandes empresas às funcionalidades de nossa plataforma”, explica.

CHECKOUT MOBILE

Já disponível aos usuários, a nova funcionalidade agora possui uma interface exclusiva para tablets e smartphones. Para a empresa, o recurso deve beneficiar ainda mais varejistas, vendedores e compradores do comércio eletrônico.

O app está disponõvel para as plataformas Android e iOS, trazendo uma interface simples e eficiente, como defende Marcelo Coelho, diretor do MercadoPago no Brasil.

“O Checkout Mobile é sinônimo de conveniência para o consumidor conectado e de conversão de vendas para vendedores”, analisa o executivo.

Sites como Peixe Urbano e Groupon já disponibilizam o Checkout Mobile do MercadoPago para compras.

Para o site, o aprimoramento dos meios de pagamento online para aparelhos móveis acompanha a demanda do mercado atual.

Segundo estudo das consultorias Hi-Mídia e M.Sense, as transações através dos dispositivos móveis devem movimentar R$2 bilhões em 2013 e representar 8,5% do e-commerce nacional.

O MercadoPago registrou um crescimento de 82% em seu número de transações no primeiro semestre de 2012, na comparação com o mesmo período de 2011.

Entre janeiro e junho deste ano, foram efetuadas 10,4 milhões de transações, contra 5,7 milhões no ano passado.

Em relação ao volume de pagamentos, foram movimentados US$ 781,7 milhões no primeiro semestre de 2012, contra US$ 541 milhões do primeiro semestre de 2011.

Os dados consideram os seis países onde a companhia opera (Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela).