Autodesk investe pesado em impressão 3D. Foto: divulgação.

A Autodesk, desenvolvedora de sistemas de CAD e PLM, anunciou a criação de um fundo de investimentos que pretende investir até US$ 100 milhões em empresas de impressão 3D ao longo dos próximos anos.

O Fundo de Investimento Spark, que será operado dentro da Autodesk, é o primeiro desse tipo para a indústria de impressão 3D e deverá ser aplicado para empreendedores, startups e pesquisadores da tecnologia.

O investimento se alinha com o anúncio recente da empresa, que lançaou a Spark, plataforma de software aberto e gratuito para impressão 3D que pretende conectar a informação digital com impressoras 3D de diversos tipos.

Além do apoio, os beneficiários do fundo de investimento farão parte do programa de parceria Spark e terão a diversos serviços de desenvolvedores disponíveis. Informações e inscrições podem ser feitas neste link.

"É através dessa combinação única, de investimento estratégico e de valor agregado, que a Autodesk pretende estender e fortalecer o ecossistema Spark e estimular a inovação para uma experiência mais madura em impressão 3D", destacou a empresa em nota.

Para Samir Hanna, vice-presidente e gerente geral de produtos e de consumo de impressão 3D, da Autodesk, o fundo capacitará inovadores a melhorar o processo de impressão 3D, além de ajudar a descobrir o que essa tecnologia irá proporcionar futuramente.

"Os dias para adotar uma abordagem inovadora para manufatura aditiva estão chegando. Inúmeras indústrias reconhecem o valor em abordar empresários ou startups com melhores ideias e abordagens, e impressão 3D não é uma exceção", disse Hanna.