Matoso volta ao time da SAP. Foto: divulgação.

A SAP anunciou nesta sexta-feira, 31, a contratação de Celso Matoso para o cargo de vice-presidente de vendas de SuccessFactors da SAP Brasil. 

Para assumir o novo cargo, o executivo deixou o comando da diretoria comercial da unidade da Totvs no Rio de Janeiro.

Ele será responsável por ampliar as vendas das soluções SuccessFactors no mercado nacional. Vale lembrar que este ano a companhia alemã anunciou um investimento de R$ 19 milhões para estabelecer um data center no país, dedicado à oferta da solução via SaaS, hospedada em nuvem.

O executivo também assumirá o desafio de intensificar o trabalho junto aos canais para bombar o SuccessFactors. No último ano a SAP vem montando um canal de venda para a solução, adquirida em dezembro de 2011 por uma bolada de US$ 3,4 bilhões.

No ano passado, entraram no canal a Cast, Grupo ASSA, Red&White IT Solutions e ITS Group.

Os produtos da Success Factors englobam as etapas da gestão de RH nas empresas, que vão desde os dados cadastrais dos empregados até indicadores relevantes para a estratégia, passando pela parte de recrutamento, avaliação de desempenho e treinamento.

Em nível mundial, a solução é usada por 3,5 mil empresas. No Brasil, onde a SucessFactors abriu operação no começo de 2011, o total chega a pouco mais de 200.

Ao mesmo tempo, Matoso deve apoiar a estratégia da companhia em se tornar referência no mercado de computação em nuvem apoiada pela tecnologia de processamento de dados em tempo real SAP HANA.

O executivo substitui, Mateus Nicácio, que ocupa a posição de vice-presidente regional na SAP. Celso Matoso responderá diretamente à Cristina Palmaka, presidente SAP Brasil.

“Minha missão é mostrar ao mercado  que soluções SuccessFactors podem proporcionar aos  nosso clientes a capacidade de otimizar a gestão de seu capital humano em todas as frentes, bem como a mobilidade que precisam para rodar seus negócios com simplicidade e inovação”, diz Matoso.

O executivo é formado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui Mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Com mais de 15 anos de experiência em vendas no segmento de tecnologia, Matoso volta a integrar o quadro da SAP depois de 15 meses, quando saiu para a Totvs. Seu último cargo na empresa foi de diretor de contas globais. Antes disso, o executivo teve passagens por companhias como Capgemini e Stefanini.