Wagner Tadeu.

Wagner Tadeu deixará de ser gerente geral da Pure Storage no Brasil nesta terça-feira, 01.

A informação é de fontes de mercado e foi confirmada ao Baguete pela empresa por meio de uma nota assinada por Wilson Grava, vice-presidente e gerente geral para a América Latina da Pure Storage.

“Depois de dois anos ajudando a construir e estabilizar a subsidiária brasileira, Wagner decidiu seguir outros objetivos profissionais e pessoais”, afirma Grava.

De acordo com o texto, Paulo de Godoy, atualmente responsável pela área comercial da Pure Storage no Brasil, coordenará a operação local da empresa interinamente. 

Godoy ingressou na Pure Storage em 2014, vindo da concorrente NetApp, assim como Tadeu e o próprio Grava. 

Grava e Tadeu trabalharam juntos ainda na Symantec, nas mesmas posições de executivo para nível latino americano e brasileiro, respectivamente.

Tadeu encabeçou a operação de chegada da companhia ao território brasileiro. O foco da companhia é em sistemas de armazenamento em flash.

Os planos na Pure Storage para o Brasil eram ousados: acompanhar o ritmo de crescimento global de empresa, dobrando de tamanho a cada ano com foco em clientes como data centers, grandes bancos e o setor público. 

No meio do caminho, no entanto, o real sofreu uma desvalorização, tornando mais caro ainda o custo dos produtos da Pure Storage e a companhia adiou os planos de fabricação nacional, o que poderia servir para reduzir um pouco os preços.

A Pure Storage é pioneira no segmento de armazenagem em flash. A empresa cresceu 152% no ano passado, atingindo uma receita de US$ 440 milhões. A base total de clientes chega a 1,6 mil.

Por outro lado, a companhia ainda está no vermelho, com perdas de US$ 213 milhões (a meta é entrar no azul no segundo semestre do ano que vem) e cada vez mais enfrenta a concorrência de players tradicionais que decidiram embarcar na nova onda.

A EMC e Hitachi lançaram produtos flash, a San Disk fechou um acordo com a IBM para vender o seu sistema InfiniFlash e a NettApp comprou um player no segmento, a SolidFire.