A solução Fortinet está em 70 restaurantes do Burger King Brasil. Foto: Divulgação.

O Burger King Brasil, master franqueado das redes Burger King e Popeyes Lousiana Kitchen, contratou a Fortinet para realizar um projeto focado em proteção dos dados e controle do uso de internet.

O trabalho foi iniciado a partir de avaliações internas de desempenho dos equipamentos utilizados, que indicaram a necessidade de renovação. 

"Hoje, já implantamos a solução Fortinet em 70 restaurantes e determinamos o padrão para que todos os novos restaurantes já nasçam dentro deste modelo. Já nas primeiras aplicações, conseguimos maior clareza nos processos, podendo avaliar os riscos existentes, e perceber também o volume e os tipos de ataques sofridos em nossos data centers, permitindo, assim, um maior controle dos acontecimentos em todo nosso ambiente", conta Clayton Malheiros, Diretor Financeiro do Burger King Brasil.

A empresa também passou a contar com a gestão centralizada da tecnologia através do uso de soluções como o FortiManager, focado na gestão dos equipamentos. Com isso, foi percebida uma redução de custos de utilização de links de internet com a implementação do SD-WAN.

Também foi possível otimizar as operações para priorizar atividades principais para o negócio, além de melhorar a disponibilidade da internet em lojas através das aplicações do Secure SD-WAN da Fortinet e do FortiManager.

Com o projeto, a empresa alcançou diminuição de cerca de 26% no volume de incidentes abertos relacionados à conectividade.

"Com essa visibilidade, descobrimos um problema de latência na rede de internet dos nossos restaurantes, o qual permanecia oculto até a implementação do FortiAnalyzer, e das soluções de IPS e SD-WAN. Periodicamente, o próprio sistema realizava uma chamada para a internet para testar a banda larga e este processo consumia quase todos os dados de internet. Pouco mais de um mês após a implementação, foi possível evitar a perda de dados com essa chamada", afirma Malheiros.

Hoje o Burger King Brasil é capaz de mensurar e controlar o consumo, e até mesmo a filtragem para navegação de páginas online, além de bloquear downloads de arquivos maliciosos.

A rede de restaurantes já incluiu em seus planos a ampliação do uso de produtos Fortinet. A empresa deve adquirir o FortiClient para fazer parte do pacote de antivírus, além de otimizar as configurações de Webfilter para todos os pontos de rede, do corporativo aos restaurantes.

"Temos um plano de crescimento que acompanha as inaugurações dos restaurantes, dessa forma, os equipamentos Fortinet serão um padrão para as novas unidades, tanto de FortiSwitch quanto Fortigate Firewall. Até o final do ano estamos prevendo ter 150 restaurantes com a nova solução", reforça o executivo.