ATENDIMENTO

Infobip cria bot de WhatsApp para Unilever

31/10/2019 13:27

O sistema fez parte da campanha de lançamento do novo sabão para lavar roupas Comfort.

Chatbot fez parte da campanha de lançamento do novo sabão para lavar roupas Comfort. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Infobip foi a responsável pela criação de um bot de interação para a Unilever. O sistema de atendimento pelo Whatsapp fez parte da campanha de lançamento do novo sabão para lavar roupas Comfort, que foi idealizada pela agência de publicidade F.biz.

A campanha consistiu na confecção e distribuição de cartazes que divulgavam um número de telefone para interação via WhatsApp com a MadameBOT, que prometia “trazer a roupa amada de volta”

"Comfort é a marca que inaugurou a categoria de amaciantes no Brasil, e pela primeira vez na história do produto íamos fazer uma extensão de linha, levando Comfort para uma nova categoria de lava-roupas. Era uma mudança tão drástica que precisávamos de uma campanha que fosse igualmente disruptiva no mercado”, explica Mariana Gonçalo, gerente de Amaciantes da Unilever no Brasil. 

Durante o processo de criação da campanha, a F.biz sugeriu os lambe-lambes de poste como item central da ação. 

"Os lambe-lambes foram uma provocação para trazer a conversa para o bot, onde toda a interação com o consumidor acontecia. Em poucas horas de ação, trocamos milhares de mensagens com as pessoas, que conheceram o novo produto Comfort e adoraram a novidade da marca", diz Fernanda Fontes, diretora de Conteúdo da F.biz.

A Unilever esperava atrair cerca de 600 pessoas no primeiro e único dia de campanha. No entanto, cerca de 6,3 mil usuários únicos foram contatados no WhatsApp, com mais de 145 mil mensagens trocadas.

"Quando colocamos a campanha no ar, a Infobip estava ali em tempo real, acompanhando tudo que estava acontecendo com o bot. Tivemos de fazer uma alteração no roteiro do bot no meio do dia, de modo que a Infobip fez isso de forma super-rápida, sem causar nenhum impacto nas interações com os consumidores”, detalha Gonçalo.

A partir dos resultados, a marca decidiu estender o prazo de funcionamento da MadameBOT. 

Além de criar chatbots, a lnfobip opera uma plataforma própria de mensageria e comunicação projetada para conectar operadoras de redes móveis e empresas. A companhia tem escritórios em seis continentes.

Veja também

SAÚDE MENTAL
CVV tem bot no Messenger com Nama

Solução utiliza IA para agilizar os atendimentos e priorizar quem busca informações sobre prevenção ao suicídio.

ATENDIMENTO
10 razões para o fracasso do seu chatbot

Nem todos os robôs de atendimento são implantados e treinados de maneira eficiente.

NADA MAL
Compasso deve fechar o ano com 1 mil funcionários

Discreta, empresa adquirida pela UOL Diveo em 2013 está em crescimento acelerado.

CHATBOTS
Banco RCI aposta em inteligência artificial com a Nama

Rita é a assistente virtual do Banco Renault e Nina atende na Credi Nissan.

CONVERSAS
FIL tem chatbot com W5 Solutions

É o primeiro cliente da AnnA, uma plataforma conversacional criada pela companhia paulista.

LIDERANÇA
Mattar e Sharpen Capital compram Neobpo da Apax

A Neobpo foi criada em 2017 a partir do spin-off dos negócios de BPO da Tivit.

BOMBANDO
Veja a TI no ranking das que mais crescem da Deloitte

Um terço da lista das 100 empresas emergentes apontadas no ranking é de TI.

BOTS
New Way compra startup inteligência de dados

Empresa reforça sua oferta com tecnologia de análise de dados e BI.

REFORÇO
Romanini, ex-T-Systems, está na Meta

Executiva vai liderar o go to market da área de BPO, na qual já atuou pela Disys.

EQUIPE
Senior tem nova área de performance corporativa

Novo conjunto de soluções inclui CRM, BPM, BI, chatbot e analytics.