A construtora MRV está presente em 160 cidades de 20 estados do Brasil e no Distrito Federal. Foto: Divulgação.

A construtora MRV agora conta com seu chatbot também na área comercial para iniciar o diálogo voltado para vendas com futuros clientes. 

O grande objetivo do atendimento é concluir as conversas e encaminhar o cliente para um corretor de imóveis. Desde a implantação do chatbot comercial, em maio, o índice de encaminhamento subiu 24%, enquanto o tempo médio de cada conversa diminuiu pela metade.

“O chatbot veio para ficar e transformou a produtividade dos atendimentos. O foco sempre é nosso cliente para que sua experiência no sonho da casa própria seja completa. Por trás da inteligência artificial há uma equipe que está sempre pronta para entrar no relacionamento caso algum serviço ou dúvida não possa ser esclarecida automaticamente”, explica  Rodrigo Resende, diretor de Marketing e Novos Negócios da MRV.

A assistente virtual da MRV, batizada de a Maria Rosa Vaz, foi criada em 2017 e lançada juntamente com o app Meu MRV, voltado para o relacionamento e atendimento ao cliente. A ferramenta conta com recursos de inteligência artificial a partir da tecnologia IBM Watson.

Inicialmente, o objetivo da assistente era ajudar navegar de maneira prática na ferramenta, sem ter que passar por vários menus, e responder questionamentos de atuais clientes da MRV sobre assuntos como etapas de obras e emissão de documentos.

Desde então, a personagem vem sendo aperfeiçoada e já realizou 650 mil interações virtuais.

“Assim que assina o contrato de compra e venda com a MRV, o cliente já se conecta com um novo mundo, é a realização de um sonho. Este tipo de interação proporciona mais agilidade às solicitações, de forma que as experiências com o produto e serviços da MRV sejam transformadoras”, relata Bianca Vargas, gestora executiva de Relacionamento com Clientes da MRV. 

Dentre os assuntos mais abordados com a ferramenta estão dúvidas sobre datas de entrega de chaves, senha de acesso, consulta de cronograma de obra e segunda via de boleto.

Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia já vendeu mais de 300 mil unidades. A construtora está presente em 160 cidades de 20 estados do Brasil e no Distrito Federal.