
Foto: Unsplash
Seja como uma possibilidade de carreira ou como hobby, a edição de vídeos é uma atividade com muitos benefícios. Para dar o primeiro passo, basta conhecer alguns editores bons e simples.
Dados recentes estimam que o Youtube tenha mais de 2 bilhões de usuários ativos todos os meses, o que o coloca como o segundo site mais acessado de toda a internet. O Brasil aparece como o terceiro colocado dentre os países que visitam a plataforma, contribuindo com uma fatia desses 2 bilhões.
Esses dados mostram não somente o interesse dos brasileiros como espectadores, mas também como produtores de conteúdo. O que nos primórdios do Youtube parecia inatingível, hoje em dia se tornou viável, com uma parcela dos criadores transformando os vídeos em uma profissão tangível.
Naturalmente, dar o passo para a produção de conteúdo requer alguns conhecimentos básicos, como a edição de vídeos. Pensando nisso, nós organizamos uma lista com softwares que, entre outras coisas, cortam vídeos, e podem ser utilizados por quem não tem qualquer experiência prévia na área.
6 programas para cortar vídeos
Veja uma lista de sugestões para poder cortar seus vídeos de forma fácil:
1 – Wondershare UniConverter
O Wondershare UniConverter é um programa para computadores (tanto desktops quanto laptops) compatível com os sistemas operacionais macOS e Windows. Ele é um software pago, mas é possível baixá-lo gratuitamente, com o objetivo de conferir as ferramentas oferecidas pelo programa.
O principal destaque é a ferramenta de corte de vídeos, possível a partir do seu editor. E o corte é somente uma das opções, com outras sendo a adição de legendas e colocar marcas d’água, aceleração de frames, ajuste de áudio e aplicação de efeitos. A interface torna o uso instintivo para qualquer um.
Além da ferramenta de corte, podemos mencionar a conversão de voz para texto, mescla de vídeos, gravação de DVD, compressor de vídeo e conversor de formatos. Esse último, em especial, é notável porque o Wondershare UniConverter é capaz de transformar o vídeo em mais de 1000 formatos.
2 – 123Apps
O 123Apps é uma plataforma com diferentes serviços relacionados a edição de vídeos, áudios e PDF. A ferramenta deles para corte de vídeos pode ser encontrada com o nome de “Online Video Cutter”. O vídeo precisa ser enviado através do navegador e pode ser editado exclusivamente pela internet.
3 – Clideo
Assim como o 123Apps, o Clideo é um site onde o corte de vídeos é feito online. A ferramenta é limitada, servindo para trabalhos simples, mas pode ser útil. Por se tratar de um programa em que você não precisa baixar instaladores, é necessário enviar o vídeo, o que pode levar alguns minutos.
4 – Youtube
Quando falamos sobre o Youtube, a primeira coisa que pensamos é na hospedagem de vídeos, mas você sabia que é possível fazer alguns ajustes simples dentro da própria plataforma? O editor do Youtube não possui ferramentas mais sofisticadas, como corte inteligente, mas serve ao propósito.
Uma vantagem do uso do editor do Youtube é o fato de que você não precisa reenviar o vídeo após a edição. Caso deseje, é possível somente retirar uma parte do começo, meio ou final, e todos os likes, comentários e visualizações são mantidos. Por conta disso, ele pode ser uma opção interessante.
5 – Clipchamp
Atualmente o editor de vídeo oficial do sistema operacional Windows recebe o nome de “Clipchamp”. Embora ele não seja baixado automaticamente quando instalamos a versão mais recente do O.S., para encontrá-lo basta procurar por “editor de vídeo” na barra de pesquisa do seu computador.
6 – Adobe Premiere
A Adobe é famosa pelo formato de arquivo “PDF”, mas os programas desenvolvidos por ela vão além. Um deles é o Adobe Premiere, um software pago que pode ser utilizado para cortar vídeos e realizar outras tarefas. O principal contra é observado quando consideramos a dificuldade no seu uso prático.
Como cortar vídeos com o Wondershare UniConverter em poucos passos
1 – Download e instalação
Os dois primeiros passos para o uso do corte inteligente no Wondershare UniConverter são o download e a instalação do programa e suas ferramentas. Embora simples, eles requerem alguma atenção se você nunca baixou um software, então vamos explicar a etapa em detalhes. Tudo começa acessando o site oficial.
Basta clicar no botão “teste grátis” e aguardar que o download seja concluído. Você receberá um arquivo “.exe”, no qual deve clicar duas vezes e autorizar a abertura. Em seguida, é só acompanhar os passos instruídos na própria janela do Wondershare UniConverter. Esse processo leva poucos minutos.
2 – Checagem das ferramentas e transferência do vídeo
Assim que a instalação for concluída, o Wondershare UniConverter oferecerá a opção de abri-lo imediatamente com o botão “iniciar”. De maneira alternativa, você pode clicar duas vezes no ícone que terá sido criado na área de trabalho. As ferramentas do programa irão se abrir imediatamente.
Você deverá ter o vídeo que deseja cortar salvo no computador ou em um dispositivo conectado a ele (como um smartphone). Caso o vídeo esteja na internet, será preciso fazer o download e então abri-lo no Wondershare UniConverter, a fim de que o programa possa realizar a tarefa desejada.
3 – Corte e exportação
A ferramenta que procuramos está sob o nome “editor”, já na janela inicial. Em seguida, você deverá clicar em “cortar” ou “dividir”. Perceba: na primeira, você corta o formato do vídeo, enquanto na segunda irá dividir partes da sua duração. Embora tenham nomes similares, os usos são distintos.
A ferramenta pedirá para você encontrar o arquivo e então poderá cortá-lo (ou dividi-lo). Ao fim do processo, só é preciso clicar no botão “iniciar”, no canto inferior direito da tela. Pode ser que o Wondershare UniConverter leve uns minutos para finalizar a tarefa, então não feche o programa.
Percebeu como editar vídeos não é um bicho de sete cabeças? Com as ferramentas adequadas, você adquire experiência e começa a produzir materiais cada vez melhores. O importante é que dê um passo de cada vez, sem se preocupar com os erros. Aos poucos, os seus dons são aprimorados!