
Adriano Caldevilla, novo CTO da Angola Cables - Foto: Divulgação
A Angola Cables, multinacional angolana de telecomunicações e detentora da subsidiária TelCables no Brasil, anunciou Adriano Caldevilla como seu novo diretor de tecnologia (CTO).
Com mais de 20 anos no mercado de tecnologia, o executivo vem da Zoom Video Communications, onde era engenheiro de operações desde 2021.
Anteriormente, trabalhou em empresas como Globenet/Oi, Akamai Technologies, Global Crossing (Level 3), Verizon, Orange e Equinix.
O profissional é formado em Tecnologia da Informação pela American Intercontinental University.
Na Angola Cables, Caldevilla irá liderar a estratégia de interconexão global por meio da infraestrutura de cabos submarinos, otimização da rede e novas parcerias em mercados atuais e emergentes.
No Brasil, o novo CTO terá como foco impulsionar a presença da TelCables no país e ampliar a conectividade e os negócios no território nacional.
“Como uma operadora de rede internacional já reconhecida e que tem apresentado crescimento significativo nos últimos anos, estou entusiasmado em contribuir para moldar o próximo capítulo, entregando conteúdo, conectividade e soluções digitais a mais países e clientes ao redor do mundo”, afirma Caldevilla.
Fundada em 2009, a Angola Cables possui sede em Luanda e opera uma rede ramificada composta por cabos submarinos nos quatro continentes do Atlântico.
A empresa oferece soluções de conectividade para o mercado atacadista, além de serviços digitais personalizados para diversos setores, incluindo recursos de cloud para o segmento corporativo.
A companhia administra data centers de classe mundial: o AngoNAP Fortaleza, no Brasil, e o AngoNAP Luanda, em Angola, e gerencia o PIX no Brasil e o AngonIX em Angola, um dos principais pontos de troca de tráfego de internet na África, com conexão direta a mais de 21 IXPs no mundo.
A TelCables utiliza a infraestrutura fornecida pela Angola Cables para disponibilizar redes IP e data centers integrados, com conectividade de acesso direto, abrangente e de baixa latência para os maiores IXPs, operadoras Tier 1 e provedores de conteúdo global.
A empresa possui rede nacional de pontos de presença (PoPs) ativos em cidades como Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro e, mais recentemente, Brasília, Goiânia e Cuiabá, com planos de expansão para Campo Grande, Belém e Manaus.