GESTÃO

Ativy adota S/4 Hana Public Cloud

Projeto de ERP rodando em nuvem pública é inédito na América Latina.

26 de janeiro de 2023 - 09:38
Tiago Garbim, CEO da Ativy. Foto: Divulgação.

Tiago Garbim, CEO da Ativy. Foto: Divulgação.

A Ativy, um grupo de sete empresas de tecnologia, vai implementar o S/4 Hana Public Cloud, uma versão do ERP da SAP rodando em nuvem pública, em um projeto com consultoria da Delaware.

Em nota, as empresas apontam que a implementação é inédita na América Latina.

O licenciamento do software foi assinado em outubro do ano passado e a implementação deve começar em março. Ainda não está definido qual será o fornecedor da nuvem. 

Existem cinco possibilidades homologadas pela SAP: AWS, Huawei, Azure, Google Cloud e Alibaba (essa última tem uma presença muito pequena no Brasil, o que torna a escolha bastante improvável).

O S/4 Hana Public Cloud é uma versão do software de gestão da SAP com processos pré-definidos, visando uma implementação rápida na nuvem: em seu site, a multinacional alemã fala em go live em 30 dias, a um custo 50% menor.

O ERP é especialmente aderente para empresas de serviços e já emplacou no Quadrante Mágico de ERP na nuvem para empresas com foco nesse segmento. 

“Considerando o nosso crescimento acelerado e a internacionalização da Ativy, identificamos a necessidade de haver um controle maior sobre todas as atividades do nosso ecossistema”, explica o CEO da Ativy, Tiago Garbim.

De acordo com Garbim, a Ativy tem planos de fazer fusões e abrir capital em um prazo de três anos. 

Antes denominada Ascenty, a Ativy passou a ter o nome atual em 2012, quando o grupo vendeu sua operação de data center e focou nas soluções de cloud. 

Em junho de 2021, a marca foi reposicionada e parte do portfólio — cloud services, cibersegurança e MSP — ficou sob a chancela de Ativy Digital

Além da Ativy Digital, o grupo conta com as startups Boty (RPA e chatbot), Callface (PABX), 4money (capital de giro para empresas), Fieldy (mobilidade), Invent (soluções fiscais, bancárias e de contratos para SAP B1) e Antecipa Facil (plataforma online de antecipação de recebíveis).

Atualmente, são mais de 30 mil usuários gerenciados nas plataformas integradas em nuvem e cerca de 400 colaboradores diretamente envolvidos na operação.

Sediada em Campinas, a Ativy captou em outubro do ano passado R$ 120 milhões junto à Milenio Capital, gestora de recursos focada no mercado de crédito. O dinheiro deve ir para expansão dos negócios no Brasil, em países da América Latina e nos Estados Unidos.

A Delaware foi fundada em 2003 na Bélgica, a partir de uma unidade da Andersen/Deloitte. A empresa tem mais de 3 mil funcionários espalhados em 14 países, sendo 185 no Brasil.

A carteira de clientes da Delaware no país tem 40 nomes, incluindo empresas como Via Varejo, Leão Alimentos e CMPC Latam.