(4).jpg?w=730)
Nelson Campelo.
A Atos, gigante francesa de tecnologia, está abrindo um centro em Santa Maria, cidade no centro do Rio Grande do Sul conhecida por ser um polo universitário.
No primeiro trimestre, estão previstas a contratação de 20 profissionais de TI e o lançamento de turmas de academias para estudantes, em parceria com a Universidade Franciscana.
Em março, a Atos deve abrir a primeira academia gratuita de capacitação em desenvolvimento de software Java, com 25 vagas.
“Considerando a abrangência das nossas operações globais, seremos a maior empresa de tecnologia a atuar na região. Precisávamos de um parceiro na área de educação que tivesse o mesmo engajamento e visão de futuro que esperávamos para o projeto”, afirma Nelson Campelo, CEO da Atos para América do Sul.
Campelo é gaúcho, mas não pode ser acusado de bairrismo. O executivo é de Porto Alegre, se formou em Engenharia na UFRGS nos anos 80 e fez carreira em grandes empresas em São Paulo, como Capgemini, Nokia e Avaya, antes de assumir a Atos, em 2019.
A UFN é uma instituição privada e a maior universidade privada entre as seis instaladas na cidade, com cerca de 5 mil alunos. Ela oferece um curso de Sistemas da Informação desde 1995 e outro de Ciência da Computação, desde 2001.
“A imediata conexão com o desenvolvimento de software agregará ao conhecimento científico, o valor do trabalho. Os jovens têm, de imediato, novas possibilidades de realizarem seu sonho e de se inserirem num futuro promissor”, diz Irani Rupolo, reitora da UFN.
A universidade disponibilizou um espaço físico para as operações do centro tecnológico, que funcionará no Prédio 8, Avenida Rio Branco esquina com Silva Jardim, onde encontra-se o Ambiente de Inovação da UFN.
Santa Maria (ou, por extenso, Santa Maria da Boca do Monte), com 283 mil habitantes, é um polo educacional — são mais de 35 mil alunos matriculados no ensino superior atualmente, cerca de 30 mil deles na Universidade Federal de Santa Maria.
“A chegada da Atos chancela, definitivamente, todo o nosso esforço para tornar a nossa cidade um polo no setor de tecnologia. Criamos o ambiente apropriado, realizamos os investimentos necessários e, agora, passamos a colher os frutos”, comenta o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom.
A Atos é uma gigante de TI com 110 mil funcionários espalhados pelo mundo, presente no Brasil há 30 anos com operações em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Londrina.