VAREJO

Casas Bahia administra Black Friday com Vericode

Grupo manteve estabilidade de plataformas mesmo com tráfego 30% acima do estimado. 

18 de setembro de 2025 - 11:26
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Grupo Casas Bahia, gigante varejista brasileira, contratou a Vericode, empresa especializada em projetos de digitalização, para fazer a simulação de carga em APIs essenciais em sua operação, a fim de prevenir falhas e garantir o bom desempenho dos negócios durante a Black Friday de 2024.

Durante a preparação para o evento, a companhia simulou 20 milhões de usuários simultâneos focando em APIs responsáveis por operações críticas, como busca de produtos, autenticação e finalização de compras.

O projeto também contou com uma plataforma de análise de código aberto, responsável por monitorar em tempo real métricas de latência e erro. 

Essa etapa sustentou picos de até 15 milhões de requisições por minuto sem interrupções, cuja indisponibilidade poderia gerar prejuízos de até R$ 2 milhões por hora.

Como resultado, o grupo gerou R$ 8 bilhões em vendas e conseguiu manter a estabilidade de suas plataformas mesmo diante de um tráfego 30% acima do estimado. 

Com mais de seis décadas de atuação, a Casas Bahia possui cerca de 35 mil colaboradores em mais de 500 municípios de 22 estados e no Distrito Federal. 

Por meio de sua rede logística, a companhia conecta cerca de 1,1 mil lojas físicas, 25 centros de distribuição e hubs de entrega a aproximadamente 97 milhões de clientes.

Fundada em 2003, a Vericode trabalha no segmento de DevQASecOps, termo que significa integrar a segurança ao desenvolvimento de aplicativos do início ao fim.

Entre seus clientes, estão nomes como Anbima, B3, Santander, StoneX, XP Investimentos, Modal, Omni, Letsbank, Reed Exhibitions, Afya e Unidas.