Celular novo? Aprenda a transferir seus dados para o novo aparelho

10 de fevereiro de 2022 - 15:56
Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Comprou um smartphone novo, mas não quer perder os dados que possui no antigo? Aprenda a transferir com segurança os seus dados para o novo aparelho.

Antigamente, transferir dados de um celular para o outro significava ter que copiar manualmente todos os contatos. Conforme a tecnologia dos aparelhos foi avançando, podemos contar com mais facilidades na hora de realizar essa tarefa.

Mesmo quem troca de sistema operacional, de iOS para Android e vice-versa, já pode contar com ferramentas, como o Dr. Fone, que auxiliam no backup e transferência de arquivos e dados para o novo aparelho.

Como transferir os dados de um celular para o outro

Atualmente, não é somente os contatos que nos preocupamos em transferir para o novo aparelho. Conversas de aplicativos como o WhatsApp, e-mails, fotos e outras mídias são coisas que, muitas vezes, iremos precisar no novo dispositivo.

A boa notícia é que existem diversas maneiras de fazer esse tipo de transferência, com segurança e agilidade. Veja algumas formas e recursos para realizar a transferência dos dados de seu smartphone antigo para o novo.

1. Dr. Fone

O Dr. Fone é um software que reúne diversos recursos para celulares, envolvendo backup, transferência de dados e segurança. Dentre suas diversas possibilidades, existem ferramentas essenciais para quem irá transferir os dados de um celular para o outro, como: 

  • Backup e transferência do WhatsApp;
  • Backup do celular;
  • Transferência entre celulares iOS, Android e computadores;
  • Transferência de dados entre celulares.

Além disso, possui ferramentas úteis para reparação do sistema do celular, para recuperar ou eliminar dados de um dispositivo. O software possui versões para Windows e Mac, possibilitando assinatura de somente um recurso ou de todo o pacote. 

Oferece um período de teste gratuito para os dois sistemas, além de garantia de reembolso caso o software não atenda suas necessidades. Disponibiliza também serviço de suporte ao cliente, mediante chat e e-mail, com respostas em prazo máximo de 24h. 

Além disso, garante atualizações gratuitas vitalícias, sendo necessário pagar somente uma vez pelo software.

2. Serviço de armazenamento em nuvem

Basicamente todo mundo que possui um smartphone tem conta em algum armazenamento em nuvem, mesmo que não saiba. Os serviços de armazenamento em nuvem estão presentes nos sistemas operacionais dos smartphones, além de existirem outros serviços disponíveis no mercado.

Para os usuários de Android, que precisam ter um e-mail cadastrado no Gmail, estão disponíveis o Google Drive e o Google Fotos. O primeiro possui suporte para armazenar qualquer tipo de arquivo, enquanto o segundo fica reservado para fotos e vídeos. 

Já os usuários do iOS podem contar com o iCloud, serviço de armazenamento em nuvem da Apple. É possível configurar o backup automático de diversos aplicativos e recursos em ambos os sistemas: fotos, vídeos, contatos, conversas, e-mails, mensagens e histórico de ligações.

Para as pessoas que desejam maior espaço de armazenamento ou para empresas, os serviços de armazenamento em nuvem possuem diversos planos pagos, com diversas opções de armazenamento e outros benefícios.

Se você utilizava a nuvem em seu dispositivo antigo, a recuperação e transferência dos dados em seu dispositivo novo será mais fácil e rápida. Além disso, a nuvem permite acesso aos seus arquivos em qualquer dispositivo e compartilhamento seguro. 

3. Transferência de dados de um celular para o outro, no mesmo sistema operacional

Uma das vantagens dos dispositivos Apple, que utilizam o sistema iOS, é a facilidade de transmissão de dados entre eles. Contatos, mensagens, entre outros dados, ficam acessíveis a partir do login com o ID Apple. 

Já os dispositivos Android podem contar com serviços do Google para esse tipo de transferência. Se o aparelho é da marca Samsung, ele irá incluir o Smart Switch, aplicativo que faz a recuperação de dados e transferência de forma automática de um aparelho para o outro. 

Existem aplicativos, como o WhatsApp, que faz o próprio backup e pode ser configurado para realizar armazenamentos automáticos periódicos. Assim, caso haja troca de aparelho ou a necessidade de formatação, o próprio aplicativo oferece a possibilidade de recuperação dos históricos de mensagens.

Em ambos os sistemas, as fotos e vídeos merecem uma atenção maior, pois não são transmitidas sem um serviço de armazenamento.É possível configurar o armazenamento automático nos serviços de nuvem, como o Google Fotos ou iCloud, para não perder nenhum arquivo.

Então, viu como é fácil transferir os seus dados para o celular novo?