por Trybe
CARREIRA

Como se tornar um programador desejado pelo mercado?

Trybe é uma alternativa para entrar rápido em um campo cheio de oportunidades profissionais.

17 de agosto de 2021 - 09:40
Programação é uma carreira com muito potencial. Foto: Pexels.

Programação é uma carreira com muito potencial. Foto: Pexels.

Foi dada a largada da corrida para tornar-se programador ou programadora. A área de TI cresceu amplamente na última década e está cada vez mais necessitada de profissionais que sejam capacitados e possuam habilidades técnicas suficientes para ingressarem no mercado de trabalho. 

Por conta da grande demanda, os benefícios ofertados para esses profissionais são inúmeros, além de uma ótima remuneração. O motivo para isso é que o programador ou programadora está no pilar de todo desenvolvimento de novas tecnologias, uma vez que são os responsáveis por criar os códigos que movem todo e qualquer sistema que está em vigência atualmente.

O que é ser programador?

Programador é uma profissão que envolve a criação de softwares e aplicações a partir de determinadas instruções específicas dadas ao computador por meio de uma linguagem própria, conhecida como linguagem de programação.

Uma pessoa que se interesse por essa área ainda pode se especializar em um determinado campo de trabalho, como por exemplo, banco de dados, cibersegurança ou desenvolvimento web. Ainda no desenvolvimento, ela pode escolher entre trabalhar com a parte de códigos no lado do servidor, conhecida como back-end, na parte de interação com a pessoa que vai utilizar o programa — front-end — ou mesclar os dois, tornando-se full stack. 

Por que a profissão está tão valorizada?

Se tem algo que o mercado de trabalho sentiu durante a pandemia do coronavírus foi a necessidade de investir no mundo digital. Afinal de contas, tudo atualmente pode ser feito por meio de um dispositivo móvel, e as futuras gerações já não mais utilizarão os meios convencionais de comunicação. 

Dessa forma, iniciou-se uma corrida para digitalizar-se o máximo possível, abrindo ampla demanda por profissionais capacitados da área de TI. Segundo levantamento de dados da Brasscom, até 2024 a procura para esse tipo de profissional será de 70 mil, tendo apenas 46 mil pessoas qualificadas para ocuparem as vagas.

E o que isso significa? Que haverá bastante espaço para pessoas que queiram ingressar nessa carreira. Além disso, a tendência é que a remuneração aumente, uma vez que as empresas estarão competindo por profissionais dessa área.

Segundo dados de pesquisas levantados pela Exame, os cargos com maiores demandas atualmente são:

Programador Node.js;

Desenvolvedor Python;

Desenvolvedor RPA;

Desenvolvedor JAVA;

Desenvolvedor .NET.

O que eu preciso saber para entrar no mercado?

Existem 3 habilidades básicas que todo programador ou programadora que deseja entrar no mercado precisa saber. Você confere quais são elas a seguir:

1- Linguagens de programação

Como já falamos anteriormente, as linguagens de programação são a forma com a qual o programador consegue se comunicar com a máquina e designar os comandos que ela pode seguir. Atualmente, existe uma infinidade de linguagens de programação, o que faz com que você possa escolher se especializar naquelas que mais interessam. As mais conhecidas são:

JavaScript;

Python

SQL

PHP

Go

C / C# / C++

2- Lógica de programação

Muitas pessoas acreditam que somente saber linguagem de programação é suficiente para garantir um bom cargo ou trabalho. Entretanto, é impossível utilizar uma ferramenta sem saber como, certo? A lógica de programação é a competência que vai garantir que soluções sejam encontradas de maneira prática e assertiva, utilizando da melhor forma as funções disponibilizadas pelas linguagens de programação e outras ferramentas de programação. 

3- Soft Skills

Nem só de habilidades técnicas sobrevive o programador! Atualmente, as empresas estão procurando por profissionais que não só sejam bem qualificados como também que apresentam as desejadas soft skills — habilidades interpessoais não técnicas. As principais são:

Criatividade

Colaboração

Flexibilidade

Liderança

Comunicação

Pensamento Crítico.

4- Ter vontade de aprender

A aprendizagem do programador nunca termina, uma vez que cada dia mais novas ferramentas surgem e antigas se atualizam. Um bom programador está constantemente buscando aprender mais sobre as ferramentas que já domina, assim como sempre está aprendendo a utilizar novas ferramentas e desenvolvendo novas habilidades. 

Dessa forma, a pessoa que se dispõe a trabalhar como programadora precisa estar disposta a aprender constantemente. Logo, aprender a aprender é uma habilidade essencial para essa carreira. 

Como posso me tornar um programador?

A boa notícia para aquelas pessoas que querem começar sua carreira de programador ou programadora desde já é que não é necessário passar pelos 5 anos de uma formação acadêmica, uma vez que o mercado não exige que você possua um diploma universitário para disputar as melhores vagas. 

Ao contrário, o mercado de trabalho hoje procura a pessoa que melhor aplique conhecimentos técnicos e não técnicos no trabalho. E, para isso, uma das formações que melhor preparam o programador ou programadora para esse cenário atualmente é a Trybe.

A empresa tem dois anos no mercado e já alcançou a marca de 600 alunos formados, dos quais 92% já se encontram empregados ou trabalhando ativamente e construindo sua carreira na área de tecnologia. 

Além do mais, não é necessário dispor de altos investimentos para adquirir o curso, uma vez que o aluno ou aluna que se formar somente pagará pela formação se conseguir um trabalho que remunere acima de R$3.000,00

Em julho de 2021, a Trybe firmou uma parceria com a XP Investimentos para uma nova turma composta de 300 alunos. A XP se compromete a pagar por 50% da formação de cerca desses 300 estudantes, além de procurar dentre eles os melhores talentos para compor suas equipes de desenvolvimento.  

Os pré-requisitos para inscrever-se são: ensino médio completo, ser maior de 18 anos, disponibilidade de horário para aulas de segunda à sexta-feira e disposição para aprender. 

As inscrições para a nova turma vão até o dia 22 de agosto.