CONECTIVIDADE

Confins terá centro de inovação

Com 5G, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte quer aplicar o conceito de smart airport.

20 de julho de 2022 - 17:47
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte é o principal do estado de Minas Gerais e o quinto mais movimentado do Brasil (Foto: Pexels/ Brett Sayles)

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte é o principal do estado de Minas Gerais e o quinto mais movimentado do Brasil (Foto: Pexels/ Brett Sayles)

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte terá um centro de inovação focado em tecnologias aeroportuárias, mobilidade e conectividade, tendo o 5G como temática transversal, com lançamento em suas instalações previsto para meados de 2023.

No projeto, já estão empresas como Ericsson, Vivo, Raja Valley, Embraer, Puc-Minas, Fundação Dom Cabral e Stellantis.

“O nosso pilar é ser reconhecido como o melhor aeroporto do Brasil e buscamos ser o mais inovador aeroporto em território nacional. Com o lançamento da tecnologia 5G, buscamos consolidar o conceito de smart airport no terminal”, adianta Kleber Meira, CEO da BH Airport. 

Além disso, o aeroporto acaba de firmar acordos com a FCJ Venture Builder, para a criação do Programa BH Airport for Startups, e com o Sebrae-MG, para a construção do Sebrae Lab, focado em inovação para pequenos negócios.

“A parceria representa a união da experiência com a inovação, focada no desenvolvimento sustentável do negócio. É extremamente importante investir na inovação para garantir a competitividade e a sobrevivência das empresas”, afirma Afonso Rocha, diretor superintendente do Sebrae-MG.

Localizado em Confins, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte com cerca de 6,8 mil habitantes, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte é o principal do estado de Minas Gerais e o quinto mais movimentado do Brasil, recebendo cerca de 22 milhões de passageiros por ano em uma área de 132 mil m².

A BH Airport, concessionária do aeroporto, é formada pelo Grupo CCR, companhia de concessão de infraestrutura, pelo Zurich Airport, principal hub aéreo da Suíça, e pela Infraero, gestora brasileira de aeroportos.