O CPqD, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, acaba de conquistar o nível 3 do CMMI, em seus processos de desenvolvimento de sistemas para gerenciamento de redes e serviços de telecom, billing e customer care.
A avaliação foi feita pela ISD Brasil - Integrated System Diagnostics Brasil, empresa que vem apoiando o CPqD em todo o seu programa de melhoria de qualidade com base no modelo criado pelo Software Engineering Institute - SEI, da Universidade de Carnegie Mellon.
Segundo informa a nota divulgada para a imprensa, o CPqD é a organização brasileira com o maior escopo organizacional a ter seus processos avaliados no nível 3 do CMMI.
Método
De acodo com Carlos Caram, diretor executivo da ISD Brasil e avaliador para o CMMI credenciado junto ao SEI, "o CPqD utilizou uma estratégia bastante efetiva, pois incentivou diversas divisões a conquistar o nível 2, de maneira independente, e posteriormente uniu esforços para que todas alcançassem o nível 3. Isso tornou mais efetiva a implantação dos conceitos do modelo, bem como facilitou a disseminação organizacional".
A avaliação foi feita pela ISD Brasil - Integrated System Diagnostics Brasil, empresa que vem apoiando o CPqD em todo o seu programa de melhoria de qualidade com base no modelo criado pelo Software Engineering Institute - SEI, da Universidade de Carnegie Mellon.
Segundo informa a nota divulgada para a imprensa, o CPqD é a organização brasileira com o maior escopo organizacional a ter seus processos avaliados no nível 3 do CMMI.
Método
De acodo com Carlos Caram, diretor executivo da ISD Brasil e avaliador para o CMMI credenciado junto ao SEI, "o CPqD utilizou uma estratégia bastante efetiva, pois incentivou diversas divisões a conquistar o nível 2, de maneira independente, e posteriormente uniu esforços para que todas alcançassem o nível 3. Isso tornou mais efetiva a implantação dos conceitos do modelo, bem como facilitou a disseminação organizacional".