
Em operação no mercado brasileiro desde julho deste ano, o setor corporativo do Google começa a movimentar milhões, principalmente entre empresas de e-commerce e órgãos públicos.
O Ministério Público do RS é um exemplo. No segundo semestre do ano passado, foi investido R$ 591 mil na compra de dois Google Search Appliance, com objetivo de indexar cerca de dois milhões de documentos e centralizar as informações em um único mecanismo de buscas.
“Os resultados levavam 30 segundos para chegar, agora vêm imediatamente”, afirma o coordenador da Divisão de Informática, Florindo Pedroso. O sistema foi desenhado para dar um tempo de resposta menor que meio segundo e indexar 220 formatos de arquivos.
"A ferramenta permite acesso qualificado e rápido à produção da Instituição. Ela está inserida nos nossos sistemas corporativos e disponível para apoio às atividades diárias dos servidores e membros do Ministério Público", completa.
"A ferramenta permite acesso qualificado e rápido à produção da Instituição. Ela está inserida nos nossos sistemas corporativos e disponível para apoio às atividades diárias dos servidores e membros do Ministério Público", completa.
Além disso, Sebrae, IBGE, TRT, Hermes, Lojas Colombo, Magazine Luiza, Pão de Açúcar e Americanas também apostaram no hardware e hoje são cases da empresa, que leva a experiência do GSA a eventos gratuitos como o Google Search Masters 08, que aconteceu nesta quarta-feira, 24.
"Eventos como este são fundamentais porque ao longo do dia podemos passar o máximo de informações sobre como otimizar a experiência de navegação", afirma Alexandre Hohagen, diretor da Google na América Latina.
A empresa, que não faz prospecção de seus produtos, tem na evangelização um de seus principais meios de divulgar as soluções para o mercado corporativo no qual, segundo pesquisas, 86% dos usuários estão insatisfeitos com a busca de informações.
"Eventos como este são fundamentais porque ao longo do dia podemos passar o máximo de informações sobre como otimizar a experiência de navegação", afirma Alexandre Hohagen, diretor da Google na América Latina.
A empresa, que não faz prospecção de seus produtos, tem na evangelização um de seus principais meios de divulgar as soluções para o mercado corporativo no qual, segundo pesquisas, 86% dos usuários estão insatisfeitos com a busca de informações.
“Hoje são vários os repositórios de informações, desde banco de dados, intranet, telefone e arquivos em determinado computador até servidores, e a taxa de informações cresce 80% ano, imagine levar a experiência do Google e a velocidade de resultados para as empresas. É um grande mercado”, afirma o engenheiro de vendas do Google Enterprise, Francisco Gioielli.
Ao redor do mundo, o Enterprise já conquistou cerca de 20 mil clientes, que investem a partir de US$ 30 mil nas máquinas. São 600 colaboradores do Google dedicados à pesquisa, desenvolvimento e suporte do appliance.
No Brasil, a área despertou o interesse de 36 mil visitantes em sua página desde outubro de 2007 e conta com 21 parceiros. Empresas como e-Storage, Westcon, RNA, Sincro, Unite, Promo, Just Digital e Infotec são responsáveis por trabalhos de distribuição, consultoria, integração, homologação, manutenção e customização do hardware. A representante gaúcha, e-Storage, por exemplo, faturou R$ 2 milhões em 2007.
No Brasil, a área despertou o interesse de 36 mil visitantes em sua página desde outubro de 2007 e conta com 21 parceiros. Empresas como e-Storage, Westcon, RNA, Sincro, Unite, Promo, Just Digital e Infotec são responsáveis por trabalhos de distribuição, consultoria, integração, homologação, manutenção e customização do hardware. A representante gaúcha, e-Storage, por exemplo, faturou R$ 2 milhões em 2007.
“Nosso objetivo é organizar as informações corporativas que estão atrás do firewall”, afirma Gioielli. "Na internet, o Google lidera as buscas, porém, no ambiente corporativo, é difícil de acreditar, mas o telefone ainda é a ferramenta de buscas mais utilizada", completa.
Se depender da equipe brasileira, o quadro deve mudar rapidamente.
A repórter Márcia Lima cobriu o Google Search Masters 08 à convite da e-Storage.