ALLES BLAU

Faccat na TI da Oktoberfest

Equipe da Faccat assumiram site e manutenção do Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da da Oktoberfest de Igrejinha.

31 de outubro de 2012 - 17:06
Foto: divulgação

Foto: divulgação

A famosa festa de tradições germânicas de Igrejinha, a Oktoberfest, contou com a assessoria de uma equipe de acadêmicos e professores da Faccat para a administração do evento e a criação do site oficial.

Os cursos da área de Informática (Sistemas de Informação e Sistemas para Internet) e a Associação dos Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) mantém uma pareceria desde 2009. Durante todo o ano, a equipe faz a manutenção do software Sistema de Gestão de Eventos (SGE).

Os universitários Gabriel Tondin, Diego Mello, Rafael Streit e Rodrigo Nascimento são integrantes do grupo de pesquisas e estudos nTI. Eles contaram com acompanhamento dos professores do curso de Sistemas da Informação Flávia Carvalho e Marcelo Azambuja.

O projeto implantado envolve as vendas de ingressos nas bilheterias e produtos, acessos de voluntários e fluxo de visitantes no parque com o objetivo de tornar as operações mais ágeis.

Conforme o professor e coordenador Marcelo Azambuja, por se tratar de um sistema baseado no Linux, a Amifest não teve gastos. O investimento aconteceu na atualização de dois servidores. A festa também contou com o apoio de rede da TCA,  provedora de serviços na área de TI de Taquara e da Sanvitron, que fornece as catracas eletrônicas.

“Durante o evento, trabalhamos de cerca de 15 horas por dia. Não tem muita demanda, pois já organizamos e testamos o programa durante o ano”, explica. Além dos comandos específicos para os dias de festa, o SGE gera relatórios e faz os controles financeiros durante todo o ano.

O estudante do 5º semestre de Sistema de Informação Gabriel Tondin diz que o trabalho no evento traz um grande aprendizado. “Trabalhar em equipe, com cronograma, com prazos, com muita responsabilidade e buscando sempre resultados. Tudo isso envolvido em um sentimento solidário à comunidade”, afirma.

Durante os plantões nos dias de evento, do início ao final da programação, os voluntários fizeram a manutenção do site e do sistema sem nenhum imprevisto. Inclusive, conforme o professor, a parceria abre espaço para divertimento. “É um trabalho que permite tomar uns goles de chopp entre uma tarefa e outra no encontro com os amigos dentro do parque e nos camarotes”, brinca Azambuja.

Neste ano, a Oktoberfest de Igrejinha teve a presença de 185 mil pessoas, entre visitantes e voluntários. Está marcado para o dia 3 de dezembro a solenidade de distribuição dos lucros da festa.  Segundo a entidade organizadora, o público recorde consumiu 181 mil litros de chope. Desde seu início, em 1988, a Amifest já distribuiu mais R$ 5 milhões para entidades de Igrejinha e cidades vizinhas.