GESTÃO

Forneck, ex-Unisinos, é pró-reitor da Ulbra

Profissional com 25 anos de experiência na área de ensino superior é o novo pró-reitor de Planejamento e Administração da Ulbra.

06 de março de 2013 - 14:57
Romeu Forneck assimiu pró-reitoria na Ulbra. Foto: Luiz Munhoz/Ulbra

Romeu Forneck assimiu pró-reitoria na Ulbra. Foto: Luiz Munhoz/Ulbra

Romeu Forneck, profissional com 25 anos de experiência na área de ensino superior pela Unisinos, é o novo pró-reitor de Planejamento e Administração da Ulbra.

O executivo assumiu o cargo como parte de uma reformulação na administração da universidade que eliminou duas pró-reitorias concentrando a parte acadêmica com Ricardo Willy Rieth e a gestão com Forneck. Ambos respondem diretamente ao reitor Marcos Fernando Ziemer.

Forneck terá a missão de reestabelecer equilíbrio operacional da organização, que nos últimos anos passou por um período turbulento e está negociando uma dívida de R$ 2 bilhões com o governo federal.

“As perspectivas de plena recuperação da Ulbra se dão num horizonte de longo prazo, entre 15 e 20 anos. Essa perspectiva é real e pressupõe ações de curto prazo, nos próximos 12 meses”, explica Forneck.

O novo pró-reitor estabelece como prioridades diminuir a evasão e aumentar a captação de novos alunos, visando criar um fluxo de caixa positivo e possibilitando novos investimentos. Em um segundo momento, a meta é captar verbas com agências de fomento e investidores.

A experiência de Forneck será útil para a Ulbra. O profissional atuou de 1997 a 2003 na diretoria econômico-financeira da pró-reitoria de Administração da Unisinos, período durante o qual trabalhou na precificação de novos cursos e em um projeto de enquadramento da universidade para receber verbas do BNDES.

Nos últimos anos Forneck vinha atuando como professor e membro do Conselho Universitário da instituição.

Seu trabalho de mestrado em Administração na PUC-RJ foi sobre as variáveis determinantes do comportamento da demanda por ensino de terceiro grau na iniciativa privada brasileira.

ERP
Forneck assume em meio a implantação de um novo sistema de gestão na Ulbra, que está substituindo uma solução da Oracle pelo Totvs Educacional.

A migração foi anunciada em agosto do ano passado.

Em uma primeira fase, o sistema será implementado em toda a área de backoffice da instituição luterana, substituindo o ERP Oracle.

Esta etapa deverá ir até a metade de 2013.

Depois, começa a expansão para a área acadêmica, que hoje usa um sistema desenvolvido internamente pela TI da Ulbra.

A previsão é que tudo esteja concluído até agosto de 2014.