Fórum e congresso debatem TIC na Copa

O ITS – Instituto de Tecnologia de Software, em parceria com o Portal Copa 2014, do Sindicato Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva (Sinaenco) e apoio do CNPQ, lança uma série de debates sobre a participação das empresas de TI e Telecom na preparação da infraestrutura tecnológica do país para o evento esportivo.

11 de maio de 2010 - 16:30

O ITS – Instituto de Tecnologia de Software, em parceria com o Portal Copa 2014, do Sindicato Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva (Sinaenco) e apoio do CNPQ, lança uma série de debates sobre a participação das empresas de TI e Telecom na preparação da infraestrutura tecnológica do país para o evento esportivo.

Os debates ocorrerão em duas ações: no fórum “TIC na Copa 2014”, que será lançado na quinta-feira, 27, no Museu do Futebol, em São Paulo, e no congresso “Espaço Inovação TIC na Copa”, evento central do fórum que acontece em agosto.

Conforme José Vidal Bellinetti, diretor executivo do ITS, desde a confirmação do Brasil como sede da Copa de 2014, mais de dois anos já se passaram e os debates sobre serviços, demandas, canais de viabilização e ideias inovadoras vêm sendo adiados.

“Diversos serviços já podem, de algum modo, ser vistos fora do Brasil, outros podem ser criados aqui e levados para fora”, afirma Bellinetti. “O que não podemos esquecer é que, se não trabalharmos para que estes serviços sejam criados, mantidos e evoluídos internamente, teremos grande chance de comprar pronto pagando caro e sem promover nosso mercado“, completa.
 
Ainda conforme o diretor, no fórum os participantes receberão todas as informações necessárias para se preparar e aproveitar as oportunidades de negócios que surgirão em decorrência do campeonato.

“Faremos uma radiografia das condições atuais do país e suas necessidades em debates abertos, reunindo representantes de órgãos governamentais, fornecedores de Telecom, hardware, software e, sobretudo, empresários de diversos portes para discussão aberta sobre necessidades e oportunidades”, garante o executivo.
 
Compromisso com a Fifa
Já o diretor de Tecnologia do ITS, Jaime Stabel, explica que o governo brasileiro assumiu compromissos formais com a Fifa ao se candidatar para sediar a Copa, o que inclui não só a construção ou remodelação de estádios, aeroportos, novas linhas de metrô, entre outros, mas também o preparo de uma rede de serviços para atendimento a um número enorme de visitantes.

“A maior parte desses serviços depende de desenvolvimentos tecnológicos – processos de comunicação, recursos de telecomunicações, sistemas, entre outros”, destaca Stabel. “Comprar ingressos pela web já é possível mesmo no Brasil. No exterior, entretanto, o torcedor pode ter uma visão tridimensional do estádio pela web e conferir se o lugar que escolheu é o mais apropriado, a posição do sol, além de poder fazer um tour virtual pelo estádio”, exemplifica.

Congresso
No congresso, que ocorrerá após o término da Copa 2010, a ideia do ITS é reunir representantes da indústria de turismo, alimentação, transporte, saúde, segurança, entre outras, para falar sobre suas demandas e como esperam que a TIC contribua para atendê-las.

“Para a TIC, será uma vitrine do que já temos e onde poderemos chegar”, antecipa Stabel.
 
O lançamento do fórum TIC na Copa acontece na quinta, 27, às 16h30, no Museu do Futebol (Praça Charles Miller, s/n - Estádio do Pacaembu), em São Paulo. Inscrições pelo site abaixo.