
Fundação CASA em São Paulo. Foto: divulgação
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente de São Paulo (Fundação CASA/SP) adotou soluções da Veritas, multinacional de soluções de backup e segurança, com implantação da Brasoftware, uma das maiores integradoras de tecnologia do país.
Nos últimos 15 anos, o volume de dados da instituição passou de 300 GB para quase 100 TB, o que tornou a gestão de proteção dos dados cada vez mais complexa, com dados e informações fragmentadas em diferentes locais, plataformas e aplicativos.
Além disso, a fundação buscava por maior granularidade de dados, economia de espaço em disco e redução de custo com o gerenciamento da solução.
Assim, a escolha foi pela solução Veritas NetBackup e pela Veritas Enterprise Vault, focada em insights para gerenciamento de arquivos.
"Em tempos de LGPD, conseguimos trazer mais fluidez, transparência e segurança aos processos envolvendo todos os dados institucionais”, diz Julio Signorini, CIO da Fundação CASA/SP.
A implementação da solução precisava ser realizada em um curto período e os especialistas da Brasoftware, além de ajustarem toda a infraestrutura da organização ao projeto, também fizeram a passagem de conhecimento para a equipe de TI da instituição, com objetivo de qualificá-los na gestão do ambiente.
“Tivemos de entender a necessidade do cliente para fazer o trabalho de forma gradativa, minimizar os impactos e garantir aos usuários acesso às informações durante o período em que fazíamos a migração da solução”, conta Rodrigo Vieira, gerente de serviços da Brasoftware.
De acordo com o gerente, manter a integridade dos dados com duas soluções rodando ao mesmo tempo foi um dos maiores desafios, devido ao compartilhamento do hardware entre si.
“É como se trocássemos a roda de um carro em movimento, mas contamos com especialistas qualificados para atuar em um cenário crítico como esse e a parceria com a Veritas felizmente culminou em um ambiente muito mais seguro e produtivo para nosso cliente”, afirma Vieira.
Segundo Odenilson Bonfim, gerente de infraestrutura e segurança da Fundação CASA/SP, o projeto trouxe previsibilidade de custos de armazenamento e possibilidade de expansão para ambiente híbrido, com possibilidade de fácil escalonamento e otimização das operações focado nas melhorias de níveis de proteção dos sistemas físicos, virtuais e nuvem.
Além disso, as soluções têm recursos como classificação e aprendizagem de máquina, por meio de padrões pré-configurados e políticas para rápida identificação do conteúdo dos dados, possibilitando uma gestão unificada e maior segurança das informações.
Até 2006 conhecida como Febem, a Fundação CASA presta anualmente assistência a cerca de 19,5 mil jovens entre 12 a 21 anos incompletos em todo o estado de São Paulo, executando as medidas socioeducativas de restrição.
Fundada em 1987 e com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Brasília, a Brasoftware trabalha com uma longa lista de fornecedores, incluindo Microsoft, Autodesk, Adobe, Citrix, Broadcom, Arcserve, Corel, ForcePoint, Kaspersky, McAfee, PaloAlto, Snow, Veeam, Veritas, VMware, entre outras.
Em 2020, a companhia obteve o faturamento de R$ 1,9 bilhão, uma alta de 34% frente aos resultados de 2019.
A Veritas detém 24% do mercado de backup e recuperação de dados no Brasil, segundo dados do Gartner, atendendo 5 mil clientes no país.