O Programa Miniempresa, do Departamento de Jovens Empresários da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Jovem) em parceria com a Junior Achievement, está com inscrições abertas para instrutores voluntários, os chamados advisers, das áreas de Recursos Humanos, Produção, Finanças e Marketing. 
 
Estes profissionais serão responsáveis por instruir e orientar estudantes do 2º ano do ensino médio participantes do programa, que terão uma experiência prática de criar e administrar uma empresa, criada por eles próprios.
 
O coordenador do Miniempresa da CIC Jovem, Thiago Dreher dos Santos, explica que os voluntários não precisam, necessariamente, atuar nas quatro áreas requisitadas, porque depois de inscritos, eles passarão por um treinamento de três horas na entidade no dia 11 de março, às 19h, na CIC. 
 
“O objetivo do programa é ensinar como funciona uma empresa de verdade e preparar estes jovens para o mercado de trabalho, transformando-os em futuros empresários”, comenta ele.
 
Nesta edição de 2011, o Miniempresa se inicia no dia 14 de março. Os profissionais se reunirão uma vez por semana com os alunos participantes durante 3 horas e 30 minutos ao longo de 15 semanas. Neste período, os miniempresários vão elaborar a estrutura organizacional, o produto e a estratégia de comercialização.