A Focco Sistemas de Gestão, de Caxias do Sul, acaba de incorporar a área de implementação da Otimiza Consultoria, trazendo para seu grupo de diretores Silvana Bettiol, uma das sócias da companhia parcialmente adquirida.

A proximidade entre as duas companhias não é de hoje: um trabalho em parceria é mantido há mais de 17 anos, com a Otimiza atuando na implantação do FoccoERP. E foi exatamente esta área, que representa em torno de 60% dos negócios da Otimiza, que agora a Focco incorporou.

“Com as mudanças, a Otimiza volta às suas origens e concentra seus esforços em consultoria de gestão empresarial”, destaca Silvana. Já o diretor Comercial da Focco, Evandro Ballico, comemora a incorporação da executiva à diretoria de sua empresa. “Ela assume a direção de Produto e Tecnologia e será responsável pelas áreas de Desenvolvimento, Manutenção, Pesquisa e Tecnologia”, detalha.

Formada em Engenharia Mecânica e Administração de Empresas, Silvana atua na área de consultoria de gestão há mais de 20 anos. “Na nova função, um desafio importante será levar o conceito de gestão ao cliente por meio do produto”, declara ela.

Com a compra, a equipe da Focco passa a contar com mais de 30 profissionais. Na cúpula, o grupo se completa com o diretor de Serviços, Diego Boufleur, que assume as áreas de Consultoria, Infraestrutura, Customização, Suporte e Recursos Humanos; além de Joel Caetano Polesello na diretoria Financeira e Ballico na Comercial.

A empresa caxiense, que cresceu 35% no ano passado, conquistando 36 novos clientes, e para 2009 prevê uma expansão de 38%, com investimento de 30 mil horas em desenvolvimento de produtos, atua, na parceria com a Otimiza, em Caxias e região, São José, São Bento, Chapecó, Cascavel, Curitiba, Vitória, Ubá e Jundiaí.

Na carteira de clientes figuram nomes como DellAnno, SCA, Bontempo, Neobus, Fischer, Freios Controil, Industrial Pagé, Hidrojet, vinícolas Miolo e Valduga, entre outros.

Já a Otimiza, por si só, atende a mais de 150 clientes, empregando uma equipe de mais de 45 consultores, que tende a se expandir: ainda este ano, 32 novos consultores deverão ser agregados ao escritório de São Paulo, que hoje representa 20% dos negócios e até fim de 2010 deverá atingir os 70%, alcançando uma equipe de 100 pessoas.