A Digisystem, paulista desenvolvedora de soluções e infra-estrutura de TI, finalizou o primeiro ciclo de implantação da plataforma ITIL no Sesi-SP e Senai-SP, com a criação do portal de intranet “catálogo de serviços”.

O sistema integra 15 mil colaboradores espalhados em 150 unidades no estado de São Paulo e permite que os usuários resolvam problemas como configuração de antivírus e periféricos, até a troca de computadores inoperantes.

Segundo o diretor de TI  do Sesi-SP/Senai-SP, Érulos Ferrari Filho, houve ganhos em produtividade e na redução de custos, o que possibilitou um controle melhor das operações de serviços.

"Ganhamos credibilidade junto aos nossos colaboradores. Antes a TI era vista como ineficiente, hoje somos provedores de soluções e temos 95% de aprovação de nossos serviços pelos usuários", define Ferrari.

A implantação atendeu ao modelo de outsourcing da Central de Serviços das entidades, composta por help-desk, suporte de 1º e 2º nível, atendimentos in loco e monitoramento do Datacenter.

O “catálogo de serviços” atende a 8 mil solicitações mensalmente, e a Digisystem pretende incluir em 2010 novos processos para minimizar o número de chamados e diminuir o tempo de atendimento, além de implementar critérios para aumentar a adesão dos usuários.