A empresa paulista Vale Fácil apresenta nesta quarta-feira, 15, tecnologia que utiliza apenas uma senha para o pagamento em táxis e que promete proporcionar economia de até 30% para as empresas.

A transação é realizada por meio de terminais GPRS instalados nos carros das cooperativas parceiras. Até o momento, seis cooperativas já oferecem o serviço na grande São Paulo, com um total de 500 carros.

O produto, denominado de Vale Fácil Táxi, é destinado a empresas de pequeno, médio ou grande porte. O serviço também pode ser utilizado por pessoas físicas.

Segundo a empresa, a vantagem para ambos os casos é a gestão das corridas pela internet, a possibilidade de solicitar os serviços remotamente e também pagá-lo dessa forma, além do ganho em segurança para taxistas e usuários ao eliminar-se a necessidade de dinheiro e boletos em papel para pagamento.

Para utilizar é necessário comprar, no site da Vale Fácil, a quantidade de créditos desejados, cadastrar os usuários e o limite de gastos para cada um deles. O usuário solicita o táxi, paga o percurso utilizando a senha e os dados da corrida são disponibilizados diretamente pelo sistema sem a interferência do taxista ou passageiro.

A solução consiste em um sistema onde Terminal de Pagamento, Taxímetro e GPS são totalmente integrados. Os dados da corrida (origem e destino) são gravados pelo GPS e o valor aferido no taxímetro é o valor registrado ao final do percurso, com isso o controle das corridas. São registradas informações como trajeto, horário de saída e chegada, valor aferido, valor adicional, valor pago de cada corrida, distância percorrida, data, dados do taxista, placa e cooperativa prestadora do serviço.