O governador José Serra assinará nesta terça-feira, 16, o decreto que cria o Programa de Apoio aos Parques Tecnológicos – Pró-Parques. O programa concede incentivos fiscais a empresas inovadoras que se instalarem em Parques Tecnológicos que fazem parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos – SPTec.

No mesmo evento, sete convênios serão firmados pela Secretaria de Desenvolvimento para apoio aos Parques Tecnológicos nos municípios de Piracicaba, São José dos Campos, Sorocaba, São Carlos e Campinas.

Esses convênios contemplam construção de incubadoras de empresas, laboratórios e estudos de viabilidade para instalação de Parques Tecnológicos.

Também será assinado um Protocolo de Intenções com a Prefeitura de São Paulo que visa à cooperação para criação, estruturação e implantação de dois Parques Tecnológicos na capital. Um deles será implantado na zona oeste, no bairro do Jaguaré, e o outro na zona leste da cidade.

Iniciativas existentes
Atualmente existem 12 municípios em contato com a Secretaria de Desenvolvimento visando a implantação de um Parque Tecnológico: São José dos Campos (já em funcionamento), São Paulo (duas iniciativas: Jaguaré e Zona Leste), São Carlos (duas iniciativas: ParqTec e EcoTec), Campinas, Ribeirão Preto, Americana, São José do Rio Preto, Sorocaba, Piracicaba, Santos, Araçatuba e Guarulhos.