A Mendes Júnior, empresa do mercado de construção pesada com escritórios em São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais E Rio De Janeiro automatizou seu processo de geração de informações com o Cognos BI 8.3.

O projeto, implantado pela Softtek, contou também com a adoção da plataforma Microsoft SSIS para o ETL.

Antes do novo sistema, todo o controle de desempenho financeiro da Mendes Júnior era feito em planilhas de Excel, prática que gerava centenas de documentos periodicamente, causando retrabalho e reduzindo a produtividade.

“Com este panorama, começamos a perceber a necessidade de reduzir a carga de trabalho gasta com a produção de reports”, explica Fausto Jiram Flecha, diretor de TI e Administrativo da Mendes Júnior. “Como trabalhamos com grandes projetos em segmentos como construção rodoviária, metroviária, saneamento urbano e manutenção industrial, vimos a necessidade da implementação das ferramentas de BI", complementa.

O projeto foi executado em duas fases: a primeira, finalizada no início de 2009, envolveu a geração dos data marts, relatórios, cubos e dashboards para os indicadores de desempenho financeiros.
Com isso, a demonstração do resultado econômico e financeiro, backlog, balanço patrimonial, análise de centro de custos, ajustes gerenciais para resultado econômico e balanço societário passaram a se concentrar em uma plataforma única.

“Além de padronizar os indicadores de gestão e o acompanhamento de resultados, a ferramenta fornece informações por projeto e área de negócio, tudo disponível para a empresa inteira”, afirma Flecha. “Todos trabalham a mesma informação dentro da companhia, sem distorções nem desvios nos processos”, comemora.

Ainda segundo ele, o novo BI também valorizou o uso do ERP Logix, utilizado pela corporação, com a coleta direta das informações no banco de dados do sistema. Já a tecnologia web deu mais mobilidade às equipes, que têm acesso aos dados de qualquer lugar com conexão de Internet.

A segunda e última etapa do projeto está em andamento atualmente: trata-se da expansão da solução para a área de Recursos Humanos da Mendes Júnior.

“Além disso, haverá a projeção de novos investimentos para a adoção do Cognos Planning, que está sendo aplicado a processos não estruturados, fornecendo indicadores em diversas áreas, como qualidade, meio ambiente, saúde e responsabilidade social”, finaliza Flecha.