A gaúcha Dinamize ficou em 1º lugar em uma avaliação com soluções de e-mail marketing de sete companhias diferentes, incluindo as americanas iContact, VerticalResponse e ConstantContact e as brasileiras Carteiro Express, UOL Host (usuária de uma plataforma customizada da paulista Virid) e Locaweb.

O ranking – a primeira avaliação formal de empresas do ramo de e-mail marketing do mercado brasileiro – foi elaborada por William Correa, diretor da fábrica de software paulista ASTL durante os últimos seis meses.

A pesquisa avaliou atendimento comercial, suporte técnico, facilidade e usabilidade da ferramenta, FAQ e manuais e velocidade de envio, sempre por pessoas diferentes e sem que as empresas participantes fossem avisadas.

Numa pontuação de 0 a 5 a Dinamize teve média final 4,2, seguida pela iContact (3,4), ConstantContact (3,3), UOL Host (2,8), Vertical Response (2,4), Locaweb (1,4) e Carteiro Express (0,4). Os gaúchos obtiveram pontuação máxima em atendimento técnico e velocidade de envio.

“Para a minha surpresa, a ferramenta Top 1 é nacional e gaúcha”, comenta William Correa, diretor da ATSL. “Quando comecei tinha todos os preconceitos possíveis em relação às tecnologias nacionais existentes”, admite o empresário, destacando que o levantamento não tem fins lucrativos e nem foi paga por terceiros.

De acordo com Correa, a pesquisa foi motivada pelo grande número de pedidos de indicação de fornecedores de e-mail marketing que a ATSL recebe. A escolha dos fornecedores analisados entre quase 500 companhias na Internet por trabalhar totalmente online e pela sua “notoriedade e tempo de existência”.

Jonatas Abbott, diretor de Marketing da Dinamize, atribui o resultado ao foco exclusivo em e-mail marketing e aos investimentos em infraestrutura da empresa, que opera com três data centers diferentes. “Somos a maior estrutura nesse mercado”, garante Abbott.

William Correa já publicou avaliações independentes sobre linguagens voltadas para web analisando ASP, PHP, .Net, Perl e JSP e comparações de performance entre Apache e IIS promete para breve uma avaliação dos serviços de cloud computing nacionais. O ranking do e-mail marketing pode ser conferido pelo link relacionado abaixo.

Mais sobre a Dinamize
Sediada em Porto Alegre, a Dinamize atua focada em e-mail marketing desde 2006. A companhia fechou o ano passado com faturamento de R$ 4,8 milhões, alta de 100% frente a 2008. Para este ano, a meta é chegar a R$ 6 milhões de receita.