A partir do sábado, 29, os clientes que acessam os estacionamentos do Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre, utilizarão o Auto Expresso, sistema eletrônico de pagamento de estacionamentos e pedágios disponibilizado no Brasil e que funciona através de chips e antenas. 

Na próxima semana, a funcionalidade também estará disponível para os clientes do Shopping Iguatemi. 

Para o lançamento, a DBTRANS, empresa operadora do Auto Expresso, faz uma promoção especial para os clientes dos dois shoppings. Os interessados podem experimentar o produto e fazer um test-drive durante 30 dias, sem pagamento de taxa de adesão e mensalidade, arcando apenas com as despesas decorrentes do uso dos estacionamentos. 

Para as pessoas que já desejarem adquirir o Auto Expresso, a DBTRANS mantém equipes para realizar a adesão e prestar todas as informações necessárias. A taxa de adesão, referente à aquisição do chip, é de R$ 24 e a mensalidade pela administração do serviço pós-pago, é de R$ 8,40. A exemplo dos cartões de crédito, o pagamento dos valores decorrentes do uso e a taxa de administração são debitados automaticamente pela DBTRANS na conta bancária indicada pelos clientes. 

O Auto Expresso pode ser obtido, para test-drive ou aquisição, em pontos instalados nos dois shoppings, identificados com a marca do produto e com atendimento prestado por promotores da DBTRANS.

Como funciona
Os chips são fixados na parte interna dos pára-brisas dos veículos e, através da tecnologia AVI-RFID (Identificação Automática de Veículos por Rádio Freqüência) acionam antenas instaladas junto aos acessos, abrindo automaticamente as cancelas e liberando a passagem dos veículos.

No Rio Grande do Sul, o Auto Expresso já é utilizado na freeway e nas praças de pedágio comunitário do DAER e, em breve, estará disponível para os motoristas que usam as praças de pedágio da Brita Rodovias, no pólo rodoviário de Gramado.