Projeto engloba 580 municípios e prevê instalação de módulo de Controle de Retenções de Tributos sobre Serviços Tomados e Prestados da Alliance em agências, financeiras e empresas do grupo
   
O grupo HSBC contratou um software da Alliance para controlar o gerenciamento fiscal de suas agências, financeiras e outras empresas coligadas em 580 municípios brasileiros.

A solução adotada foi o módulo de controle de retenções de tributos sobre serviços tomados e prestados do software GF Alliance.

“O objetivo é padronizar e reduzir o nível de manualização dos controles e processos relacionados ao gerenciamento do Imposto Sobre Serviços de todas as empresas do grupo no Brasil”, explica Rodrigo Brito, gerente de Projetos HSBC.

Com a ferramenta, será possível apurar o ISS  tanto dos serviços tomados (de terceiros) como dos prestados (próprios), a partir da sede do HSBC, em Curitiba, com geração remota por parte das outras empresas.

Cerca de 10 profissionais da Alliance estão envolvidos no projeto, que terá duração de 18 meses.  

"Vamos implantar uma versão standard para atender a necessidade atual do HSBC e depois desenvolver customizações", afirma Rodrigo Zázzera, executivo de Contas da Alliance.

O módulo do GF Alliance utilizado no grupo possibilita controlar e reter impostos como Imposto de Renda (Pessoa Física e Jurídica), INSS, ISSQN, PIS/COFINS/CSLL.

Entre as principais funcionalidades estão agendamento de processos, geração de lançamentos contábeis e pagamentos a fornecedores, cálculo das retenções, validação do cálculo de retenção, DARF, GPS, relatórios em formato XML e PDF, consultas e emissão de relatórios.

O portfólio da Alliance traz, ainda, soluções para atendimento de obrigações fiscais, serviços de consultoria empresarial, outsourcing em contingências fiscais e fábrica de software.

Já a carteira de clientes agrega nomes como Telefonica, Toyota, Vivo e Grupo Silvio Santos, entre outros.