MIXOU

Gerente de marketing ganha menos

Empresas estão substituindo executivos mais antigos pelos jovens para reduzir valor das remunerações.

21 de novembro de 2013 - 11:56
Mercado abre mais espaço aos jovens. Foto: flickr.com/photos/23065375@N05.

Mercado abre mais espaço aos jovens. Foto: flickr.com/photos/23065375@N05.

O próximo ano possivelmente apresentará redução e estabilidade aos salários nas áreas de marketing e vendas, conforme o Guia Salarial 2014 da Robert Half. A empresa relaciona essa tendência às incertezas do cenário econômico mundial que deixaram os orçamentos mais apertados.

O gerente de marketing é o cargo com a maior redução, com queda de 19%. Porém, os analistas de marketing devem ter um incremento de 7% na remuneração. 

No guia de 2013, as remunerações tiveram uma valorização de 25%. Porém, a empresa revela que isso não significa uma desvalorização dos profissionais, e sim mudanças nas estruturas organizacionais e no perfil que elas desejam. 

“Os executivos mais antigos e que recebiam remunerações mais altas estão sendo substituídos por aqueles mais jovens e que, apesar de também qualificados, possuem pretensão salarial menor. Por isso o impacto sobre os salários”, explica ao Meio e Mensagem Daniela Ribeiro, gerente sênior da divisão de marketing e vendas da companhia. 

Atualmente, são mais valorizados profissionais com inglês fluente, perfil de venda consultiva, conhecimento sobre o negócio da empresa, foco em resultados, perfil generalista e habilidade de relacionamento com todos os níveis hierárquicos.

Em 2014, também há expectativas de uma agressividade maior por parte de startups para atrair talentos.