A General Motors (GM) do Brasil vai investir R$ 2 bilhões na fábrica de Gravataí. O aporte será destinado a ampliar a capacidade de produção local. Além disso, também será focado o lançamento de uma nova linha de veículos.
Os novos carros fazem parte de um projeto batizado de Onix, que prevê a produção de veículos de pequeno porte, em faixa de preço superior à do Celta.
Com o investimento, a unidade gaúcha da empresa se tornará a de maior capacidade de produção em todo o Mercosul, ultrapassando a de São Caetano do Sul (300 mil unidades ano) e São José dos Campos (320 mil). Atualmente, a GM produz 230 mil carros por ano, número que em 2012 subirá para 380 mil/ano.
Do investimento, cerca de 50% virá de recursos do próprio caixa da GM Brasil. O restante, de bancos estatais - Banrisul e BRDE já manifestaram interesse em bancar este montante.
A previsão da GM, que na unidade conta com 75% de isenção de ICMS, é de que os investimentos gerem mil novos empregos diretos e sete mil indiretos.
Além disso, a ampliação da capacidade local da montadora fomentará a economia de outras formas: na esteira da GM, está prevista também a instalação de uma fábrica de vidros da Saint-Gobain, que atenderá à nova necessidade da montadora.
Segundo o diretor geral da fabricante de vidros automotivos, Manuel Corrêa, a empresa mantém hoje um centro de serviços no site da GM em Gravataí, mas a produção fica em Mauá-SP. Agora, a companhia já estuda a construção de outra unidade nos próximos cinco anos, e o Rio Grande do Sul estaria na mira. Daqui, a produção atenderia à General Motors, além da Argentina e o polo automotivo do Paraná.
Com a expansão da GM em Gravataí, também haverá necessidade de instalação de uma fábrica de pneus. Segundo avaliações do Instituto Gaúcho de Estudos Automotivos (Igea), a Pirelli seria um nome provável.