A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu nessa quinta-feira, 31, a certificação para o iPad 2, a mais recente versão do tablet PC da Apple.

Sem o selo da homologação, o produto não pode ser vendido no país pela fabricante norte-americana.

Conforme o registro de homologação,  as duas versões – WiFi e WiFi + 3G – do aparelho foram aprovadas pelo órgão para uso no Brasil.

A Apple, no entanto, ainda não divulgou a data de lançamento do novo modelo no Brasil.

No caso do primeiro modelo, a homologação se deu no dia 31 de agosto, 94 dias antes do início das vendas do aparelho no mercado brasileiro, iniciado na meia-noite do dia 03 de dezembro, uma sexta-feira.

Hoje, o modelo é vendido em 26 países, devendo chegar também a Hong Kong, Coreia e Singapura ainda em abril.

Vendido nos Estados Unidos desde o dia 11 de março, o iPad 2 foi anunciado pelo próprio Steve Jobs, que interrompeu a licença médica para mostrar o novo aparelho ao público. Em seu primeiro final de semana de vendas, o aparelho chegou a quase 1 milhão de unidades comercializadas.

Segundo a consultoria IDC, foram vendidos 100 mil tablets no Brasil em 2010. Para esse ano, a previsão é de que o número chegue a 300 mil. O iPad domina o segmento no Brasil e no mundo.

O iPad é hoje vendido a partir de R$ 1.399, podendo chegar a R$ 2.399, dependendo do modelo.