Tamanho da fonte: -A+A

A Intel e a fabricante de sistemas e componentes automotivos Magneti Marelli estão trabalhando no desenvolvimento de um PC para se colocado no painel dos carros.

Batizada de In Dash Computer, a novidade inclui rádio, navegação, acesso à internet, bluetooth, RDS (Radio Data System ou Sistema de Dados em Rádio), TMC (Traffic Message Channel ou Canal de Mensagem de Trânsito), MP3, áudio e vídeo.

Os compradores terão acesso ao sistema operacional do programa, permitindo customizar o produto e adicionar novas funções no display do automóvel via download.

“Atualmente, os sistemas disponíveis são fechados, permitindo apenas ao fabricante incorporar novas funções”, explica Ricardo Takahira, gerente de produtos da Magneti Marelli.

A novidade leva dois anos em desenvolvimento e ainda não há acordo com nenhuma montadora, revela Takahira. Não há previsão de quando o sistema chegará efetivamente no Brasil.

Quem faz o que
No projeto, a Intel é responsável pelo fornecimento da plataforma compatível à tecnologia de computadores, baseado no chip Intel Atom. A Magneti Marelli torna possível o aproveitamento do sistema nos veículos, de acordo com as diretrizes das montadoras.