Uma em cada quatro equipes de campo de empresas em todo o mundo já utilizam um tablet PC.
Os dados foram revelados por estudo conduzido pela fornecedora de serviços de mobilidade para empresas iPass.
Segundo a pesquisa, a maioria das corporações usa o iPad, da Apple, como ferramenta de apoio ao trabalho. Além disso, cada empregado leva consigo, em média, dois aparelhos móveis, entre notebooks, smartphones e tablets.
Steven Wastie, vice-presidente sênior de marketing da iPass, destaca que a cloud computing está motivando a adesão aos portáteis.
“O maior uso de tablet PCs e smartphones pelas empresas está sendo impulsionado pelo crescimento das aplicações em nuvem”, afirma Wastie.
De acordo com a pesquisa, que entrevistou 3,5 mil empregados que trabalham em equipes de campo de 1,1 mil empresas em todo o mundo, 20% definiram o tablet PC como o dispositivo preferido, contra 49% que optam por um smartphone e 27% que elegem o notebook.
Outro levantamento, da consultoria Deloitte, indica que mais de 10 milhões de computadores tablets serão comprados por companhias de todo o mundo em 2011, representando mais de 25% do volume total desses aparelhos adquiridos ao longo do ano.
Caso no Brasil
Entre empresas brasileiras, a Eurofarma é um exemplo de uso dos tablets. Em janeiro, a farmacêutica fechou a compra de 600 unidades do iPad, por R$ 1,5 milhão.
As unidades foram entregues a propagandistas da empresa, que chegam a estabelecer 380 mil contatos com médicos a cada mês.
Segundo a empresa, os tablets serão utilizados para controle do trabalho, treinamentos, além de possibilitarem a economia de 55 toneladas de papel em impressões.
25% das equipes externas têm tablets
Uma em cada quatro equipes de campo de empresas em todo o mundo já utilizam um tablet PC.
Os dados foram revelados por estudo conduzido pela fornecedora de serviços de mobilidade para empresas iPass.
Segundo a pesquisa, a maioria das corporações usa o iPad, da Apple, como ferramenta de apoio ao trabalho. Além disso, cada empregado leva consigo, em média, dois aparelhos móveis, entre notebooks, smartphones e tablets.
Veja também
Tablets: crescimento de 12 vezes até 2015
Projeções da consultoria IHS iSuppli indicam que o mercado de talbets crescerá mais de 12 vezes nos próximos anos, chegando a 242,3 milhões de unidades nas mãos dos consumidores em 2015.
Em 2010, foram embarcadas 19,7 milhões de tablets no mundo todo.
Brasil é o 4º no ranking de vendas de PCs
Com as 13,7 milhões de unidades de computadores vendidas em 2010, o Brasil passou a ocupar a quarta posição no ranking mundial de comercialização de PCs, de acordo com o relatório Brazil Quarterly PC Tracker, realizado pela IDC Brasil.
A movimentação levou o Brasil à quarta posição no ranking mundial das empresas que mais vendem computador no mundo, antecedido por Estados Unidos, China e Japão.
IT Data: mercado de PCs sobe 12% em 2011
Estimativas da consultoria IT Data indicam que o mercado de PCs crescerá 12% em 2011 no Brasil, atingindo o volume total de 14,8 milhões de unidades. A alta representa uma queda no fôlego apresentado no ano passado.
Em 2010, primeiro ano em que as vendas de notebooks ultrapassaram as de desktops (computadores de mesa), alcançando 51% do mercado, foram vendidas 13,3 milhões de unidades, alta de 17% em relação ao ano anterior.
IDC: venda de tablets cresce 45,1% no 3T10
Os tablets tiveram alta de 45,1% nas vendas durante o terceiro trimestre de 2010.
Foram 4,8 milhões de unidades comercializadas, contra 3,3 milhões vendidas no mesmo período do ano anterior. Os números são da consultoria de mercado IDC.
Segundo o relatório, o iPad, da Apple, reinou praticamente sozinho no mercado entre julho e setembro de 2010, representando 87,4% das vendas no período (4,2 milhões de unidades).
Deloitte: 10 mi de tablets nas empresas em 2011
Mais de 10 milhões de computadores tablets serão comprados por companhias de todo o mundo em 2011, afirma levantamento da consultoria Deloitte.
Os números da consultoria vão na linha de recente estudo do Gartner, que vê um mercado global para o iPad subindo a 55 milhões de unidades este ano, após 19,5 milhões em 2010.
IDC: ultraportáteis dominaram em 2010
As vendas de ultraportáteis tiveram quase o dobro do aumento observado entre os notebooks em 2010, segundo a consultoria IDC.
Enquanto os laptops avançaram 33,3% nas comercializações, os netbooks cresceram 61,3%.
Daniel Zegarra Sáenz, Associate Analyst Central Research Group Latin America da IDC, atribui o desempenho superior dos modelos ultraportáteis – muitas vezes com configuração inferior que os notes convencionais – ao custo.
Eurofarma compra 600 iPads
A Eurofarma fechou a aquisição de 600 iPads, a um custo total de cerca de R$ 1,5 milhão.
De acordo com a indústria farmacêutica, é a maior compra de tablets da Apple feita por uma empresa brasileira.
PM-SP compra 11 mil tablets MXT
A Polícia Militar do Estado de São Paulo adquiriu 11 mil tablets da empresa mineira MXT, que serão utilizados pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Ambiental.
Conforme o site Exame.com, a entrega dos aparelhos começa nesta semana e deve ser concluída até o final do ano.
Cada aparelho custará R$ 2,1 mil na capital e para as unidades que forem enviadas às cidades do interior, a PM pagará cerca de R$ 2,2 mil.