O presidente da Epic Games, Tim Sweeney, desenvolvedora de jogos como Gears of War e Infinity Blade, declarou ao site especializado em games Kotaku que o console portátil da Sony, chamado de Next Gaming Portable (NGP), é mais poderoso do que o iPad.

Segundo o executivo, o NGP é quatro vezes mais poderoso do que qualquer plataforma capaz de rodar o motor Unreal Engine existente no mercado.

A Epic desenvolveu o Unreal Engine em 1998.

O game engine – ferramenta que procura simplificar o desenvolvimento de games – geralmente inclui um motor gráfico para renderizar gráficos 2D e 3D, um motor de física para simular a física ou simplesmente para fazer detecção de colisão, suporte a animação, sons e inteligência artificial.

Gerência de memória, gerência de arquivos, gerência de linha de execução, suporte a grafos de cena e entidades e suporte a uma linguagem de script completam alista.

Quanto mais rápido o processamento da engine, mais suave será o desempenho do jogo.

Em seus comentários, Sweeney falou apenas do primeiro modelo do iPad, já que a segunda versão não havia, ainda, sido anunciada pela Apple.

Lançado em 27 de janeiro, o NGP é o novo portátil da Sony.

Ele tem como destaque gráficos próximos aos vistos no PlayStation 3, tela sensível ao toque com OLEDs – diodos orgânicos emissores de luz — de 5 polegadas, câmera frontal e traseira, touchpad traseiro, duas alavancas analógicas, conexão 3G e Wi-Fi e será lançado no final de 2011.