O governo de São Paulo deverá firmar contrato com a Apple para fabricar iPads no Brasil.

A informação foi publicada pelo empresário João Doria Jr. em sua coluna na revista Isto É. Segundo  Doria, local e investimento deverão ser anunciados ainda em abril, em audiência com o governador do estado, Geraldo Alckmin.

De acordo com a coluna do apresentador do programa Show Business da Band, bater o martelo estaria agora apenas nas mãos da Apple, que deverá  decidir a cidade que abrigaria a única fabrica da empresa em toda a América Latina.

Caso se confirmem as especulações, os produtos da marca podem baratear para o público brasileiro.

No Brasil, a demanda de tablets deve triplicar em 2011, segundo a consultoria de análise de mercado IDC. Segundo dados da empresa, no ano passado foram vendidos 100 mil tablets no Brasil. A expectativa é de que o número chegue a 300 mil até dezembro desse ano.

Além disso, pesquisa realizada pela GfK no mês passado indica que 57% dos brasileiros querem um iPad. Foram entrevistadas 1 mil pessoas em 12 capitais, com idade superior a 18 anos.

Tá esquentando
Indícios de que a Apple produzirá no Brasil têm esquentado desde o início do ano.

Além do empresário Eike Batista prometer fazer força para trazer a marca para o país, um executiva da companhia esteve reunida com o ministro das Comunicações Paulo Bernardo para conversar sobre isenções de impostos, uma das medida defendidas pela presidente para baratear os gadgets.

Em 21 de março, o site Macmagazine destacou que a fábrica da Foxconn em Jundiaí (SP) também poderia fabricar produtos da Apple.

A empresa teria encomendados estudos para implantar uma terceira linha de montagem nas suas instalações brasileiras. Hoje, as unidades são usadas para produzir computadores HP e Sony. Na terceira linha seriam fabricados os produtos Apple.

O estudo, relata o Macmagazine, teria sido mencionado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Jundiaí, Ari Castro Nunes Filho, durante uma cerimônia de oficialização da transferência da Horiba de São Paulo para o Distrito Industrial jundiaiense.

Tanto a Apple quanto a Foxconn não confirmam a informação.

Leia a coluna de João Doria Jr. sobre a possibilidade da Apple vir ao Brasil nos links relacionados abaixo.