Carlos Eduardo Mazon

A Tivit, especializada em serviços integrados de TI e BPO, acaba de adquirir o zEnterprise System, novo mainframe da IBM lançado no fim de julho passado. Conforme dados próprios, a empresa foi a primeira da América Latina a comprar a máquina, com investimento de aproximadamente R$ 10 milhões.

“O zEnterprise System é um dos sistemas de maior desempenho e o mais eficiente em termos de energia oferecido atualmente, e deve chegar ao nosso data center em setembro”, comenta Carlos Eduardo Mazon, vice-presidente de Terceirização de Infraestrutura de TI da Tivit.

Segundo o executivo, o investimento possibilitará também rodar aplicações de média e baixa plataforma, ampliando o alcance da oferta de cloud computing da companhia e agregando robustez às operações de missão crítica.

Entre as empresas atendidas pela Tivit que poderão contratar serviços processados no zEnterprise estão, conforme Mazon, 300 das 500 maiores do Brasil, incluindo bancos, seguradoras, administradoras de cartões de crédito, indústrias de manufatura, concessionárias de serviços públicos e varejo.

“A plataforma mainframe é muito usada, por exemplo, por empresas de meios de pagamento para o processamento de grande volume de transações financeiras, segmento no qual somos altamente especializados”, ressalta o VP de Terceirização de Infraestrutura de TI.

Com arquitetura de sistemas que permite a integração de aplicativos executados em mainframes, servidores IBM Power7 e Blades IBM System x em um único ambiente virtualizado, o zEnterprise System possui poder de processamento até 60% maior que seu antecessor, o System z10, usando aproximadamente a mesma quantidade de energia.

O novo mainframe conta com servidor central zEnterprise 196, que possui 96 dos microprocessadores mais rápidos do mundo e é capaz de executar mais de 50 bilhões de instruções por segundo.