Armazenamento em nuvem e virtualização de data centers serão as vedetes dos investimentos das empresas de segmentos dos mais diversos para simplificar sistemas e diminuir custos ao longo de 2010.

É o que prevê Marcello Bosio, gerente de Pré Vendas da Hitachi Data Systems no Brasil.

“Com o uso dessas tecnologias é possível aumentar a capacidade de infraestrutura, o desempenho das redes e dimensionar os equipamentos de acordo com a performance e capacidade requisitada pela empresa”, afirma ele.

Para Bosio, a cloud computing possibilita uma alternativa real e acessível para as abordagens tradicionais de longo prazo sobre o uso e o investimento dos recursos de computação.

“A Hitachi Data Systems entrega um ambiente em nuvem que virtualiza os recursos existentes de armazenamento em uma infraestrutura orientada a serviços, reduzindo os custos do armazenamento e seus riscos, além de ser facilmente gerenciado frente a demandas em transformação”, completa o executivo.

Já a virtualização dos equipamentos de armazenamento de dados visa a atender a necessidade dos usuários em melhor utilizar a infraestrutura já existente.

“Além disso, se obtém, desta forma, uma virtualização de ponta-a-ponta, uma vez que esta é integrada às soluções de virtualização de servidores, o que permite aos clientes obter as vantagens da virtualização em sua infraestrutura de TI”, finaliza o gerente.

A Hitachi Data Systems é integrante da Hitachi Storage Solutions Group e fornece plataformas de infraestrutura de armazenamento, software de gerenciamento de armazenamento e serviços de consultoria através de canais diretos e indiretos em mais de 170 países.

Seus clientes compõem quase 60% das 100 empresas listadas pela Fortune.