Dados de estudo global realizado pela Accenture com 8 mil consumidores aponta o Brasil como um dos países em que mais se compraram eletrônicos em 2010.

Foram entrevistados compradores do Brasil, China, Índia, Rússia, França, Alemanha, Japão e Estados Unidos.

Segundo o jornal Valor Econômico, os brasileiros estão em primeiro lugar no consumo de celulares em 2010 - 55% dos pesquisados compraram um novo aparelho no ano passado -, assim como no consumo de TVs de alta definição e câmeras digitais (ambos com uma média de 30%) e de netbooks (pouco mais de 20%).

Depois dos dispositivos móveis, os eletrônicos mais consumidos pelos brasileiros no ano passado foram computadores (35%) – média similar à dos chineses e inferior à dos indianos, que registraram quase 40% de compras de PCs no ano passado.

As intenções de compra de computadores pessoais e celulares devem cair 39% e 56%, respectivamente, em relação a 2010, nota a Accenture.

Por outro lado, no mesmo período, o consumo de TVs 3D deve aumentar em 500% e o de computadores portáteis no formato de prancheta (tablets) deve crescer 160%.

O consumo também deve ser acelerado entre os leitores de livros digitais (e-readers), com previsão de crescimento de 133% em relação a 2009, enquanto as vendas de smartphones devem aumentar 26% no período, afirma a consultoria.

Leia a matéria completa do Valor no link relacionado abaixo.