As vendas globais de smartphones ultrapassaram as de computadores pessoais pela primeira vez em 2011, conforme divulga a pesquisa publicada pela consultoria Canalys.

De acordo com o levantamento, foram vendidos 487,7 milhões de smartphones em 2011, um salto de 62,7% em relação ao ano anterior, quando foram comercializados 299,7 milhões de dispositivos.

Os computadores pessoais, por sua vez, registraram um crescimento de 14,8%, totalizando vendas de 414,6 milhões de equipamentos.

Já os tablets obtiveram uma participação de 15% no segmento, enquanto os notebooks representaram mais da metade das vendas.

“Em 2011, nós observamos uma queda na demanda por netbooks e uma procura menor por notebooks e destkops, como resultado direto do aumento do interesse pelos tablets. Por outro lado, os tablets tiveram um impacto insignificante nas vendas de smartphones”, disse Chris Jones, vice-presidente e analista da Canalys.

Entretanto, a Canalys prevê um crescimento mais moderado para o segmento de smartphones em 2012, em virtude dos cortes de custos dos fornecedores e do maior foco dessas empresas em rentabilidade.