Motorola Xoom promete fazer frente ao iPad e ao Galaxy TAB

A Motorola anunciou nessa semana, durante a CES, em Las Vedas, uma nova linha de aparelhos, incluindo um tablet com o Android 3.0 (codinome Honeycomb).

O modelo é visto por analistas como concorrente para o Galaxy Tab e iPad.

Chamado de  Xoom, ele é o primeiro do segmento com o Honeycomb, otimizado para os tablets, ou seja, aplicativos como Maps e Gmail terão um desempenho melhor no gadget, inclusive aproveitando mais a tela de alta-resolução.

Dentro do chassis, o Xoom roda com um processador dual-core de 1 Ghz e módulo para acesso a redes 3G atualizável para 4G.

Completam as especificações técnicas a tela widescreen de 1280 x 800 pixels e 10.1 polegadas com proporção de 16:10, câmera traseira de 5 MP capaz de gravar vídeos em resolução HD (720p), bem como uma câmera frontal de 2 MP para videochamadas.

O aparelho foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a Google, Motorola e a operadora de telefonia Verizon, que irá vendê-lo. A expectativa é que ele chegue às lojas, nos EUA, ainda no primeiro trimestre de 2011.

A atualização para 4G está programada para o segundo trimestre deste ano.

O preço não foi divulgado.

Super smartphone
Também foi apresentado pela fabricante um smartphone 4G chamado Atrix, com dual-core de 1 GHz, 1 GB de memória RAM, 16 GB de memória interna, três portas USB e uma saída HDMI, que fazem dele um PC desktop, capaz de rodar, além de todos os aplicativos típicos de um smartphone Android, uma versão completa do navegador Firefox, com suporte a vídeos e animações em Flash.

O recurso foi batizado pela Motorola de "webtop", e é único no mercado.