A expectativa em torno da abertura de uma fábrica da Apple no Brasil está esquentando.

O jornal China Times, de Taiwan, diz que a Hon Hai, que fabrica produtos da Apple na China, está se preparando para fabricar alguns eletrônicos da marca no estado de São Paulo.

O rumor requenta a notícia de que a Foxconn, uma das empresas sob o guarda-chuva da Hon Hai, ampliaria sua linha de produção já existente em Jundiaí, no interior do estado paulista, para acomodar a montagem de produtos Apple.

Estudos para a instalação da nova planta já teriam sido encomendados, informou no final de março o secretário de desenvolvimento econômico de Jundiaí, Ari Nunes Filho, relembra a Info Exame.

Outra cidade no páreo, relata o site da Info, seria o município de 62 mil habitantes Lençóis Paulista, situado a 300 quilômetros da capital.

Além disso, o site da revista Veja noticiou nessa sexta-feira, 08, que o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciará a fábrica em 15 dias.  No início da semana, o colunista da Isto É João Doria Jr. também indicou que Alckmin faria o anúncio da fábrica da Apple já neste mês.

Segundo a Veja, a pressa por uma fábrica seria para se antecipar o possível lançamento da Positivo de um tablet local, o que poderia dar vantagem no segmento de governo à brasileira.

Os indícios de que a Apple produzirá no Brasil têm esquentado desde o início do ano.

Além do empresário Eike Batista prometer fazer força para trazer a marca para o país, um executiva da companhia esteve reunida com o ministro das Comunicações Paulo Bernardo para conversar sobre isenções de impostos, uma das medida defendidas pela presidente para baratear os gadgets.

Caso se confirmem as especulações, os produtos da marca podem baratear para o público brasileiro.

No Brasil, a demanda de tablets deve triplicar em 2011, segundo a consultoria de análise de mercado IDC. Segundo dados da empresa, no ano passado foram vendidos 100 mil tablets no Brasil. A expectativa é de que o número chegue a 300 mil até dezembro desse ano.

Além disso, pesquisa realizada pela GfK no mês passado indica que 57% dos brasileiros querem um iPad. Foram entrevistadas 1 mil pessoas em 12 capitais, com idade superior a 18 anos.

Confira a matéria da Info Exame nos links relacionados abaixo.