Patentes da Motorola, que foram para as mãos do Google, já estão sendo úteis para defender o ecossistema Android contra a Apple.

Segundo o site Foss Patents, nove patentes adquiridas recentemente pelo Google da Palm e da Motorola foram repassadas à HTC – integrante da Open Handset Alliance, que fabrica modelos com o Android –, que pode processar a Apple ou se defender de processos dela

Hoje, a HTC, que utiliza o Android em smartphones, já está sendo processada pela Apple.

O repasse de patentes é uma forma de a HTC e o Google tentarem conter as ofensivas da fabricante do iPhone e do iPad na guerra de patentes que envolve o mercado de smartphones e tablets.

Segundo a agência Bloomberg, a HTC já teria acionado a Apple na Comissão Internacional de Comércio dos EUA alegando violação das patentes adquiridas do Google.

Com isso, tanto o Google quanto a HTC esperam chegar a um pacto de não agressão entre as empresas.

No dia 15 de agosto, o Google comprou a Motorola Mobility por US$ 12,5 bilhões. Com a aquisição, além de aparelhos como o tablet Xoom, a empresa incorporou um amplo portfólio de patentes capaz de proteger a plataforma Android e seus fabricantes associados de novos processos.