Tamanho da fonte: -A+A

Cisco comunicou anunciou mundialmente nessa quarta-feira, 08, uma nova geração de roteadores de agregação da série ASR 9000, com capacidade de 96 terabits por segundo.

Segundo a Cisco, o equipamento é 36 vezes mais potente que a concorrência.

Com essa capacidade, diz a empresa, cerca de 43 milhões de pessoas (o que equivale à população de Pequim, Londres e Moscou juntas) poderia assistir a um filme em alta definição simultaneamente, pela internet.

Ou ainda, fazer o download do equivalente a 180 mil DVDs a cada minuto.

Equipado com a tecnologia nV (Networking Virtualization / virtualização de rede), o equipamento complementa o Sistema de roteadores para operadoras, Cisco CRS-3.

O sistema Cisco ASR 9000 complementa o Sistema de roteadores para operadoras, Cisco CRS-3, no core da próxima geração da Internet.

Era exabyte
De acordo com a Cisco, até 2015, o número de dispositivos conectados em rede será maior do que 15 bilhões – o dobro da população mundial – e a quantidade total de tráfego global via Internet quadruplicará, atingindo 966 exabytes por ano.

“Estamos em um momento crítico na indústria de comunicação de banda larga. Para manter a competitividade, os provedores de serviços já devem oferecer experiências da próxima geração”, diz Pankaj Patel, vice-presidente sênior de engenharia e gerente geral de negócios de provedores de serviços da Cisco.