A HP apresentou seu representante entre os tablets nessa quarta-feira, 09.

Chamado de TouchPad, o equipamento será oficialmente lançado em junho e, espera-se, fará frente aos maiores nomes do mercado na atualidade: iPad, da Apple, e os modelos com o sistema operacional Android, do Google.

O tablet, com tela de 9,7 polegadas, roda o webOS, da Palm.

Em sua apresentação, a HP disse acreditar que ainda há espaço para outro sistema operacional para dispositivos móveis no mercado – depois de notícias de que a Nokia pode abandonar seu próprio software para usar o sistema da Microsoft ou do Google.

O preço e outros detalhes do tablet da HP, que possui chips da Qualcomm (1,2 Ghz) e suporta videochamadas, será anunciado posteriormente.

A HP também anunciou novos smartphones, o Veer e o Pre3, também baseados no sistema da Palm, empresa adquirida pela HP no ano passado por US$ 1,2 bilhão.

Mais uma chance para o WebOS
Alguns detalhes sobre o tablet HP surgiram durante a última CES, realizada em janeiro em Las Vegas. A maioria das apostas se confirmaram.

Na configuração, o HP TouchPad tem 16 GB ou 32 GB de armazenamento, resolução de tela de 1024x768, 3G e Bluetooht.

Em relação ao iPad, o modelo traz o diferencial da câmera frontal – já presente no Samsung Galaxy TAB, por exemplo.

Outro detalhe adiantado na CES foi o uso do WebOS, dentro da estratégia anunciada para a Palm por ocasião da aquisição pela HP.

Em setembro de 2010, Todd Bradley, chefe da divisão de computadores da HP declarou que a empresa pensava em usar o webOS em um tablet – acabou aparecendo, também, em um novo smartphone da fabricante.

Promessa forte em 2009, o celular Palm Pre também rodava o webOS quando estreou na CES daquele ano.

O modelo chegou a bater recordes de vendas em operadoras norte-americanas nos primeiros meses de comercialização, mas a maré de sucesso não durou muito, e o pretenso iPhone killer experimentou uma desaceleração dramática nas vendas.

Dois anos depois, a plataforma sequer figura entre as mais utilizadas nos celulares inteligentes.