Foto: Divulgação, exacq/Flickr

A Axis Communications lançou uma solução que simplifica a instalações de câmeras IP em projetos de videovigilância. Chamada AXIS Camera Companion (ACC), a ferramenta pode ser usada em instalações de até 16 câmeras.

Entre as facilidades, bastará plugar a câmera em um switch ou em um storage que a solução reconhece imediatamente a câmera e começa a gerar imagens.

Segundo a fabricante, nenhuma configurações adicional é necessária.

“A partir de agora, a instalação de uma câmera IP elimina todos os mitos do mercado”, afirma Sergio Fukushima, gerente técnico da Axis para a América do Sul.

Tradicionalmente, explica Fukushima, sistemas analógicos de CFTV conectam as câmeras a uma unidade de gravação central (DVR, ou Digital Video Recorder).

O AXIS Camera Companion dispensa o DVR. O vídeo é gravado em cada câmera em um cartão de memória SD comum.

“Num sistema DVR, se o disco rígido falhar, o vídeo é perdido. No ACC, mesmo se uma câmera ou um cartão SD não funcionar, as outras continuam gravando”, completa o gerente.

O client de PC grátis é necessário apenas durante a instalação.

Não é cobrado nenhum valor pelo acréscimo de câmeras, diz a empresa. Isso permite começar de forma simplificada e ir aumentando o sistema conforme a necessidade. Além disso, o client está disponível em português.