Entre tablets e ultrabooks, a Dell vai começar pela segunda opção.

A terceira maior fabricante de computadores do mundo, com 11,6% de share, anunciou nessa semana o XPS 13 – seu representante na categoria ultrabooks – na CES 2012, contrariando as expectativas e ficando de fora da enxurrada de tablets prevista para essa edição do evento.

Não que um tablet Dell esteja fora de cogitação.

De acordo com a agência Reuters, a empresa norte-americana se arriscará até o final desse ano nesse mercado, hoje dominado pela Apple.

O prazo é um reflexo da cautela da empresa, tradicional fabricante de computadores, e que já descontinuou aparelhos na área de mobilidade – como o smartphone Streak 5.

Além disso, outras fabricantes de peso no universo dos PCs, como a HP, que lidera com 17,7% o mercado mundial, fracassaram. A HP descontinuou o TouchPad seis meses após o lançamento.

Detalhes como preço e dimensões do tablet não foram divulgados.

Já o ultrabook XPS 13 teve apresentação completa na CES. O modelo terá tela de 13 polegadas, pesará 1,35 quilo, seis milímetros de espessura, bateria com duração de até oito horas e custará US$ 999.

As vendas estão previstas para até março nos Estados Unidos e outros mercados, não detalhados.

O novo aparelho vem equipado com processadores Intel dual-core Core i3, i5 e i7, 256 GB de armazenamento, 4 GB de RAM e porta USB 3.0.

Com o XPS 13, a empresa entra num mercado que já conta com players como Acer, Asustek, Lenovo, LG, Toshiba e Samsung, além da HP e Apple.