Depois de quase quatro anos do lançamento no Japão, o PlayStation 3 finalmente chega ao Brasil. A Sony anunciou nesta quarta-feira, dia 11, o início das vendas oficiais do aparelho em território nacional. Ele já está disponível pelo preço sugerido de R$ 1.999 no site Sony Style, nas lojas Sony Style e em revendas autorizadas.

Um dos motivos que atrasou a entrada do PS3 no Brasil foi a necessidade de adaptação do produto à regulamentação vigente no país. Além de ter todos os manuais e embalagens traduzidos para o português, o console precisou passar por testes e certificações do Inmetro e Anatel antes de ter as vendas liberadas.
 
O produto até agora era trazido para o país por importadores não licenciados. Para incentivar as vendas oficiais, a Sony Brasil oferece benefícios como garantia de um ano, válida para todo o território nacional. Jogos para PS3 já são vendidos oficialmente no Brasil desde o final de 2009. A rede PlayStation Network, entretanto, ainda não tem data para estrear no país.
 
Concorrente direto do Xbox 360, da Microsoft, e do Wii, da Nintendo, na chamada sétima geração de videogames, o PS3 traz, entre seus principais recursos, conectividade com o PlayStation Portable (PSP) e utilização do formato Blu-Ray como meio de armazenamento primário.
 
Embora ainda não estivesse sendo comercializado oficialmente no Brasil, o console já tem 23 títulos oficiais lançados no país, entre eles "Uncharted 2: Among Thieve", "God of War III", "Heavy Rain", "MAG" e "ModNation Racers". A Sony Brasil diz que ainda este ano lançará jogos no mercado nacional simultaneamente ao início das vendas em outros países. Entre esses lançamentos, destaca o esperado Gran Turismo 5, que terá versão em 3D.